Comunidades beneficiadas pelas obras do Programa Novo Rio Pinheiros realiza ação de revitalização

Para iniciar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho


Transformar a vida das pessoas começa com atitudes simples. Para iniciar a celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e levar mais qualidade de vida para a população das comunidades beneficiadas pelas obras do Programa Novo Rio Pinheiros, a Sabesp, por intermédio do Consórcio Rio-DBO – Alto Pirajuçara realizou mais uma ação de revitalização em uma área do Campo Limpo.

O ponto escolhido para ser revitalizado fica na Rua Frederico Consolo, no Jardim Mitsutani. “Lá tinha muito lixo, restos de construção e móveis velhos, que acumulavam e atraiam ratos e outros bichos”, explica o líder comunitário Evaldo Soares da Silva, conhecido como Binha, que auxiliou na escolha do local. 

Antes da ação, a EcoSampa realizou a limpeza do espaço, com a retirada de entulhos e outros resíduos. No dia da intervenção, a equipe socioambiental da Ação Alto Pirajuçara revitalizou os muros com uma arte em pintura natural – técnica que utiliza terra, cal e elementos naturais como açafrão, carvão ativado e urucum para produzir tintas.

Para dar um toque verde ao espaço, também foi realizado o plantio de mudas de espécies ornamentais. Pneus e canos foram reutilizados e, após uma customização, foram usados como vasos e floreiras. Além disso, em continuação ao projeto de incentivo à leitura, foi instalada no local uma Gelateca – biblioteca comunitária feita a partir de geladeiras usadas, mais uma grande novidade do Programa Novo Rio Pinheiros, que visa o incentivo à leitura.

Os livros usados para encher a Gelateca foram doados pelos funcionários do Consórcio, mas a biblioteca também recebeu doações especiais do fotógrafo Valdir Cruz e do jornalista e professor Rubens Fernandes Junior. As doações são permanentes por todos que queiram alimentar a gelateca.

Unidade Móvel Socioambiental

Durante a ação, a Unidade Móvel Socioambiental (UMS) esteve presente e realizou atividades educativas com as crianças da comunidade. No início da atividade e seguindo rigorosamente os protocolos de combate ao Covid 19, as crianças foram recebidas com música, em seguida assistiram ao filme “H2O – O Defensor das Águas” do Clubinho Sabesp, em que aprenderam sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

As crianças também puderam brincar com jogos produzidos pela equipe da UMS com materiais recicláveis, como garrafa PET, papelão e tampinhas plásticas. O objetivo dessa atividade foi demonstrar que é possível reutilizar os resíduos, evitando o descarte em ruas e córregos.

Ao final da ação, o líder comunitário Binha agradeceu pelo atendimento de seu pedido na revitalização da área. “Quero agradecer a todo mundo que compareceu e ajudou a transformar esse local, vai fazer toda a diferença para a comunidade. Vamos cuidar desse novo espaço juntos”, afirmou. 

Publicidade