Edição especial do programa “Portas Abertas” integra o calendário de ações da Simapira

A atividade integrou o cronograma de atividades da Simapira


Uma manhã para compartilhar conhecimento técnico e valorizar as boas práticas de sustentabilidade, sob essa perspectiva, a Mirante realizou na última terça-feira (8), uma edição especial do programa Portas Abertas, que além de apresentar a estrutura física e tecnológica da ETE Bela Vista, maior estação de tratamento de esgoto do município, teve a finalidade de expor os investimentos e projetos desenvolvidos pela concessionária ao longo dos anos de operação.

A atividade que integrou o calendário de atividades da Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente de Piracicaba), reuniu vereadores, assessores parlamentares, imprensa e representantes da concessionária, teve como anfitriões o presidente, Jacy Prado e o diretor-executivo, Ozanan Pessoa, que apresentaram informações da institucionais da Aegea Saneamento, bem como do panorama nacional e regional do saneamento, principais investimentos e ações institucionais e operacionais.

Além disso, entre os temas abordados, foram expostos os cases de sucesso da área de Responsabilidade Social, com ênfase nos projetos voltados à área de sustentabilidade. No final da atividade, os convidados participaram de uma visita técnica.

Durante o tour conduzido pela coordenadora de Serviços e Operações, Laís Fonseca Gomes, foram apresentadas todas as etapas do tratamento “Lodos ativados”, assim como os detalhes da operacionais dessa concepção, em execução atualmente, nas três estações de grande porte do sistema de esgotamento sanitário, que juntam realizam mais de 90% do tratamento de todo o esgoto coletado do município.

Para o vereador Josef Borges, que visitou a estação pela primeira vez, a experiência evidenciou a importância dos investimentos para o desenvolvimento do município.

“Fiquei impressionado com a estrutura que foi demonstrada. Nosso contexto atual é voltado a saúde, que está diretamente relacionado ao saneamento. Quando vemos uma estação moderna como esta, reconhecemos que é um ganho formidável tanto para o município, quanto para a sociedade”, destaca o vereador.

Segundo o diretor-presidente, Jacy Prado, o programa Portas Abertas, é uma forma de aproximar a concessionária a população de forma geral.

“O programa Portas Abertas está instituído dentro do portfólio de ações desenvolvidas pela área de Responsabilidade Social, que visa promover o acesso direto da população os processos operacionais. Como a preservação do meio ambiente está diretamente alinhada ao propósito da concessionária, preparamos esse evento em uma ótica diferenciada para valorizar as boas práticas sustentáveis e possibilitar esse compartilhamento de experiências voltadas à essa temática”, ressalta Prado.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Maria Aparecida Draheim, apresentou o reflexo das atividades implementadas pelo setor de Responsabilidade Social da concessionária. “A Mirante é mais do que uma prestadora de serviços para a cidade em que atua, vai além disso, buscando se inserir à comunidade, com o intuito de ampliar os benefícios oferecidos à população, por meio de projetos próprios e incentivados, contribuindo para uma melhor qualidade de vida de seus munícipes”, afirmou.

O evento promovido contou com uma estrutura diferenciada, reformulada para respeitar todos os protocolos de biossegurança e evitar o contágio e disseminação da Covid-19. Para isso, foram distribuídos EPIs individuais como máscaras e álcool em gel, além da aferição da temperatura e a determinação dos limites para distanciamento social.

Publicidade