Evento da SIMA promove informações sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos

Evento também trouxe a importância de aumentar os indicies de coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos através de planos municipais


Dando sequência a programação especial em lembrança ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental e do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (SIMA/CPLA/CIRS), apoiou e participou do “Contexto Político Institucional da Gestão de Resíduos Sólidos”, promovido pelo CONDEMAT, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê. O evento ocorreu nesta terça-feira, 08 de junho.

Na ocasião também foi apresentado o primeiro, de quatro blocos, do curso de capacitação em logística reserva. A Logística Reversa é um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.

“Por meio de ações e encontros como esse, com foco na regionalização, estamos colocando cada vez mais o Plano Estadual de Resíduos Sólidos em movimento, e amparado nas legislações, ancorado nas ações de desenvolvimento e capacitação, nos dá muita segurança de que estamos no caminho certo”, apontou José Valverde Coordenador-Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS).

Na apresentação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, o coordenador da CPLA, Gil Scatena, ilustrou a evolução do plano, o papel do Estado e dos órgãos envolvidos, bem como, as responsabilidades de cada parte, os novos temas incorporados, e a importância da regionalização.  “O plano de 2020 coloca a regionalização e coleta seletiva no foco das ações. É importante aumentarmos os indicies de coleta seletiva e reciclagem dos resíduos sólidos, por meio do aperfeiçoamento dos planos municipais e regionais, mas também é fundamental reconhecermos o papel essencial dos catadores”, destacou.

Para finalizar a participação no evento, Scatena, lembrou de uma das últimas conquistas capitaneadas pela SIMA junto do Governo de SP: a aprovação da lei sobre o novo ICMS Ambiental, que legaliza transferências superiores a R$ 500 milhões anuais a prefeituras para fomentar ações de preservação ambiental e de desenvolvimento sustentável. “Essa é uma enorme conquista dos paulistas e que deverá alavancar as questões ambientais de São Paulo cada vez mais”.

Solange Wuo, Coordenadora do Subcomitê ATC – Alto Tietê Cabeceira, que mediou o evento, contou a história do Condemat, suas principais características, regiões de atuação, perfil econômico, estrutura, preocupação com os recursos hídricos e seu importante papel na coleta seletiva e valorização dos resíduos sólidos.

“O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, conta com a participação de 12 municípios (Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano), e representação de mais de três milhões de habitantes. Tem como principal missão a defesa dos interesses políticos, administrativos, econômicos e sociais, além de atuar pelo bem-estar da população”, esclareceu Solange.

O evento contou com a presença de mais de 70 pessoas, entre autoridades, representantes da Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), do Instituto de Energia e Ambiente (IEE), das prefeituras e de diversas cooperativas.

Publicidade