Renovação de contrato entre CASAN e AFD permite a conclusão dos sistemas de esgotamento sanitário em Santa Catarina

Continuidade do contrato prevê a aplicação de R$ 100 milhões na finalização de obras em avançado estágio de execução


O Programa de Saneamento Ambiental de Cidades de Médio Porte de Santa Catarina, mantido entre a CASAN e a Agência Francesa de Desenvolvimento  (AFD), está renovado.

A parceria em vigor desde 2012 entre a Agência Francesa e o Governo do Estado, por intermédio da CASAN, recebeu um aditivo que permite concluir a implantação dos sistemas já em obras, ampliando a cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

A continuidade do contrato prevê a aplicação de R$ 100 milhões na finalização de obras em avançado estágio de execução. No total, 17 municípios estão sendo beneficiados no Estado com o Programa de Saneamento Ambiental financiado pela AFD em Santa Catarina.

Recebem ou já receberam recursos diretos da AFD as obras em Braço do Norte, Canoinhas, Chapecó, Criciúma (obra do Bairro São Luiz), Curitibanos, Garopaba, Ibirama, Indaial, Ipira, Ituporanga, Otacílio Costa, Piratuba e Santo Amaro da Imperatriz.

Os municípios de Biguaçu, Criciúma (obra da Grande Próspera), Forquilhinha, Laguna, Rio do Sul e São José contam com recursos da Caixa Econômica Federal, mas terão também contrapartida financiada com recursos da Agência Francesa.

“Ao mesmo tempo em que o aporte financeiro permite ampliar o saneamento básico no Estado, a renovação do contrato representa também um canal para novas oportunidades de negócio”, diz o Diretor Financeiro da CASAN, Ivan Gabriel Coutinho.

Para o Diretor Regional da AFD no Brasil e Cone Sul, Philippe Orliange, a parceria “reflete o engajamento de longo prazo da Agência Francesa em apoio aos investimentos das empresas públicas de saneamento que, a exemplo da CASAN, buscam C”.

Publicidade