CASAN inicia construção de nova estação elevatória para o Sistema de Esgotamento Sanitário de Barra do Sul

Estação é a quarta elevatória do sistema e irá melhorar o bombeamento do esgoto para as ETEs


A CASAN inicia na próxima segunda-feira, 14, o trabalho de escavação para construção da quarta elevatória do Sistema de Esgotamento Sanitário de Barra do Sul. A unidade será localizada na esquina da Rua Getel Mendes com a Rua Manoel Ferreira, no centro da cidade.

Os trabalhos estavam agendados para terem seu começo no último dia 7, mas precisaram ser protelados por conta do tempo chuvoso e também pela necessidade de mudança de uma rede elétrica subterrânea – localizada assim que as máquinas deram início às escavações. O local está totalmente isolado e a CASAN solicita que a população respeite as delimitações.

O sistema de esgoto de Barra do Sul será composto por seis elevatórias, e a terceira foi finalizada na última semana. Construída no subsolo da Rua Mari Terezinha da Silva, essa elevatório ainda exige a interrupção do trânsito, que  deve ser liberado dentro de dez dias, assim que o prazo de cura da concretagem for concluído.

Também conhecidas como EEEs, as estações elevatórias de esgoto são equipamentos que farão o bombeamento do esgoto para a Estação de Tratamento (ETE).

LIGAÇÕES NÃO ESTÃO AUTORIZADAS

A CASAN reforça aos moradores de Balneário Barra do Sul que serão beneficiados com o sistema para que não efetuem a ligação do imóvel à rede coletora já implantada. Para que o esgoto seja coletado e tratado pela CASAN, todas as redes deverão estar em operação e a ETE precisa ser concluída.

Ligações realizadas antes da autorização podem gerar problemas para o morador, como o retorno do esgoto ao imóvel e também para a cidade, provocando extravasamentos nas ruas e mau cheiro. Além disso, a interligação, agora, pode trazer graves prejuízos ao meio ambiente.

INVESTIMENTOS

O Governo do Estado, por intermédio da CASAN, está investindo R$ 46.798.047,00 na obra, recursos provenientes de financiamento firmado com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Publicidade