Diretor-presidente da Corsan participa de um painel online sobre inovações no setor de água

A atividade integrou o IFC’s Sustainability Exchange, evento anual promovido pela International Finance Corporation


O diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti, participou de um painel online sobre inovações no setor de água, nesta quarta-feira (9). A atividade integrou o IFC’s Sustainability Exchange, evento anual promovido pela International Finance Corporation.

O dirigente falou inicialmente sobre o conceito de licença social para operar. Segundo ele, tal princípio se aplica a empresas privadas e estatais e deve estar no radar de qualquer serviço de utilidade pública, com vistas a garantir sustentabilidade ambiental no atendimento a consumidores e comunidades. No campo da inovação, o presidente informou que a Companhia está desenvolvendo parcerias com várias universidades, por meio do programa Univertech Corsan, e se aproximando de parceiros como a IFC, que em março pré-aprovou financiamento no valor de R$ 453 milhões para ações de redução de perdas e eficiência energética na Companhia. O projeto deve ser o primeiro no mundo no âmbito da iniciativa U4C (Utilities for Climate). Conforme o gestor, o objetivo é reduzir significativamente o atual índice de perdas da empresa, que é de 43%.

Barbuti salientou que a Corsan enfrenta um número crescente de eventos climáticos extremos, como enchentes e falta de chuvas. “Neste ano e no anterior, houve estiagem severa no Rio Grande do Sul, mas conseguimos evitar o racionamento de água. Estamos construindo com a IFC um plano de segurança hídrica, a fim de mapear todas as nossas fontes de água e garantir o seu melhor uso, pois infelizmente essas alterações climáticas estão se tornando cada vez mais frequentes”, afirmou. Ele disse ainda que o atual momento é desafiador para a prestação de serviços de saneamento no país. “Vou pegar emprestada uma citação do autor francês Victor Hugo, segundo o qual ‘nada é mais poderoso do que uma ideia cujo tempo chegou’. Gosto dessa frase porque acredito no que estamos buscando fazer para enfrentar os grandes desafios do setor no Brasil”.

Também participou como painelista o CEO da Suez, Bertrand Camus. A sessão buscou mostrar iniciativas transformadoras no setor de água para expandir o acesso às comunidades mais vulneráveis e abordar a mudança de clima. O IFC’s Sustainability Exchange reúne desenvolvedores de projetos de infraestrutura, operadores, investidores, sociedade civil, representantes do governo e líderes juvenis que apoiam parcerias e soluções criativas na comunidade industrial e temas de sustentabilidade. Membro do Banco Mundial, a IFC é uma instituição global de desenvolvimento.

Publicidade