Corsan aborda os desafios diante do novo marco legal do saneamento básico e da proposta de privatização da Companhia

Samanta Popow Takimi representou a Corsan em evento online da Semana do Meio Ambiente da Engenharia Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS)


A superintendente de Relações Institucionais da Corsan, Samanta Popow Takimi, abordou em palestra, na noite desta terça-feira (8), os desafios da empresa diante do novo marco legal do saneamento básico e da proposta de privatização da Companhia. Ela representou a Corsan em evento online da Semana do Meio Ambiente da Engenharia Ambiental da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Takimi iniciou sua participação salientando que o saneamento é um desafio contínuo, o qual envolve projetos de pequeno e grande porte e também parcerias em inovação e educação ambiental com escolas e universidades. Conforme a superintendente, o novo marco do setor definiu metas claras, que demandam trabalho de diálogo e orientação junto aos municípios. Destacou que a intenção do governo estadual de privatizar a Companhia se deu pelo objetivo de viabilizar a universalização dos serviços no prazo legalmente estabelecido. “A privatização é um meio para se cumprir os compromissos de atendimento, buscando libertar a empresa de amarras burocráticas e facilitar a captação de recursos. Trata-se de uma forma viável de universalizar os serviços de água e esgoto até 2033, saindo da reatividade para a proatividade. A Corsan sabe o que precisa ser feito e pretende se manter presente nos municípios de forma qualificada”, afirmou.

Em decorrência da nova legislação, destaca a superintendente, a Corsan pretende firmar aditivos aos contratos vigentes com os municípios e buscar soluções adaptadas às realidades locais, o que envolve ações como, por exemplo, o programa SoluTrat, dedicado à limpeza de fossas sépticas. A representante da Companhia apresentou ainda outras iniciativas recentes da empresa, como a perfuração de poços na região da Serra para garantir o abastecimento da população em período de estiagem e a pré-aprovação de financiamento junto à International Finance Corporation (IFC) para investimentos em redução de perdas e eficiência energética.

Durante o evento, Takimi respondeu perguntas do público presente, composto por mais de 50 pessoas, entre estudantes e professores dos cursos de Engenharias Ambiental e Civil e Biologia da UCS. Coordenada pelos professores Lademir Luiz Beal e Tiago Panizzon, a atividade também contou com palestra do engenheiro Gerson Panarotto, do Serviço Autônomo Municipal e Água e Esgoto (Samae), de Caxias do Sul.

Publicidade