Embasa amplia sistema de esgotamento sanitário de Salvador
Embasa -
Companhia está realizando a implantação de duas novas bacias sanitárias no SES e assim expandindo a cobertura do serviço
Uma das capitais brasileiras com maior cobertura de rede de esgotamento sanitário, Salvador deve ampliar o acesso a esse serviço com o avanço da obra de implantação de duas novas bacias sanitárias no seu sistema de esgotamento sanitário (SES), que vem sendo executada pela Embasa. Com previsão de conclusão em dezembro de 2022, essa ampliação promoverá a inclusão, no SES Salvador, das bacias de Cambunas e Trobogy, beneficiando os moradores dos bairros do Trobogy, Canabrava, São Marcos, Vila Canária, Sete de Abril e parte de Castelo Branco.
Trata-se de uma obra de grande porte, com investimento de R$47,7 milhões, que direcionará o esgoto coletado nesses bairros para o Sistema de Disposição Oceânica Jaguaribe, de onde o efluente condicionado será encaminhado ao emissário submarino da Boca do Rio, sem causar danos ao meio ambiente. A interligação das bacias de Cambunas e Trobogy ao SES Salvador também permitirá a desativação de estruturas de tratamento locais do esgoto existentes hoje, como as lagoas de tratamento implantadas em alguns bairros.
Além das bacias de Cambunas e Trobogy, a Embasa também pretende licitar, no segundo semestre deste ano, as obras da bacia do SES de Águas Claras, que irá abranger os bairros de Águas Claras, Cajazeiras, Valéria e Jardim Esperança. Ao todo, a implantação das três bacias terá investimento de cerca de R$180 milhões, com a construção de 148.000 metros de coletores e interceptores de esgotos, 21.400 metros de linhas de recalque, 22 estações de bombeamento e 27.668 ligações de esgoto, beneficiando diretamente cerca de 405 mil pessoas. Tudo isso proporcionará mais saúde e qualidade de vida para os moradores, além de contribuir para a preservação ambiental dos rios e dos córregos urbanos de Salvador.