Embasa constrói estação de bombeamento de água na barragem Joanes I em Salvador

Objetivo é ampliar a captação de água e modernizar as operações realizadas na barragem


O mais antigo manancial em operação do sistema integrado de abastecimento de água de Salvador está passando por uma importante ampliação. A Embasa está construindo na barragem Joanes I, próximo ao seu vertedouro, uma estação de bombeamento e sua respectiva estrutura de sustentação para substituir o conjunto de bombas existentes. A nova estação terá capacidade para aumentar em 500 metros cúbicos por segundo (m3/s) a vazão de água, o equivalente a 1,8 milhão de litros bombeados a mais por dia, significando um acréscimo de 16% na atual vazão de captação na barragem, que é de 3,1 m³/s. Quando entrar em operação, a estação elevatória vai bombear 3,6 m³/s para as estações de tratamento do Parque da Bolandeira, em Salvador, respeitando o volume de outorga previsto em sua Licença Ambiental de Operação e garantindo segurança operacional para o processo de captação de água bruta.

“O objetivo é modernizar a operação da barragem Joanes I. Para isso, estamos realizando uma obra de grande complexidade, que irá adaptar a estrutura existente para receber essa nova e robusta estrutura”, explica Flávio Lordello, superintendente de Produção de Água e Esgotamento Sanitário da Embasa na Região Metropolitana de Salvador.

A primeira etapa do empreendimento, que envolve a parte de obra civil da nova estrutura, conta com investimento de R$ 12,5 milhões, com recursos próprios da Embasa. Iniciada em outubro de 2020, essa etapa já tem 40% do seu cronograma executado. O empreendimento de melhoria do sistema de captação da barragem Joanes I terá investimento total de R$ 31,5 milhões, também com recursos próprios da Embasa. A previsão de conclusão desse empreendimento é em 2022.

A água bruta (não tratada) captada no lago da barragem Joanes I é encaminhada para as estações de tratamento de água situadas no Parque da Bolandeira, no bairro da Boca do Rio, em Salvador. Nessas estações, a água é tratada para que atinja os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde e possa ser entregue nos domicílios pela rede distribuidora.

Além de Joanes I, o sistema integrado de abastecimento de Salvador conta com os seguintes mananciais: Joanes II, Pedra do Cavalo, Ipitanga I, Ipitanga II e Santa Helena. Ao todo, esse sistema fornece diariamente, cerca de 1 bilhão de litros de água por dia para a capital baiana, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e as ilhas de Salvador Bom Jesus dos Passos, Frades e Ilha de Maré.

Publicidade