Embasa realiza ação para garantir operacionalização do Sistema de Esgotamento Sanitário de Umburanas

Equipes estão realizando ações de obstrução das redes afim de garantir a operação correta do sistema


A Embasa está atuando para garantir a operacionalização do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Umburanas. As equipes estão realizando a lavagem das redes, desentupindo poços de visita, e também identificando e tratando os pontos de extravasamentos. Além disso, agentes a serviço do Escritório Local da Embasa estão notificando a população da disponibilidade do serviço na sede do município, bem como orientando para que faça a interligação da ligação domiciliar à rede pública de esgotos.

“A lavagem das redes é de suma importância para iniciar a operação do sistema, pois evita que materiais que, por acaso tenham entrado na rede durante a obra, sejam levados para as estruturas de bombeamento ou de tratamento, gerando obstruções e extravasamentos. Dessa forma, eventuais problemas podem ser corrigidos previamente”, explica André Queiroz, gerente de Esgotamento Sanitário da unidade regional da Embasa em Itaberaba, responsável pela operação do sistema de Umburanas.

O SES Umburanas foi implantado com recursos da Codevasf e contemplou a sede da cidade com 18 quilômetros de rede coletora, uma estação de bombeamento, uma estação de tratamento de esgoto, além de 1,8 mil ramais domiciliares. O sistema vai atender 11,3 mil pessoas.

Publicidade