Grupo Eurofarma neutraliza pela primeira vez 100% das emissões diretas de CO²

Ação além de neutralizar as emissões, beneficia dois projetos — Florestas de Lábrea e o Redd


O Grupo Eurofarma, multinacional do setor farmacêutico de capital 100% brasileiro e com presença em 20 países, em iniciativa inédita no setor, neutralizou pela primeira vez 100% das emissões diretas de CO². A ação, além de neutralizar as emissões, beneficia dois projetos — Florestas de Lábrea e o Redd — de proteção da Amazônia, preservação da biodiversidade e apoio ao desenvolvimento social, por meio da aquisição de créditos de carbono.

O valor investido para essa aquisição irá beneficiar os projetos socioambientais nos campos de geração de energia renovável, conservação da fauna e da flora, desenvolvimento da comunidade local, geração de oportunidades de emprego, melhoria das instalações médicas e mais qualidade de vida para a comunidade local.

A Eurofarma tem como valor o desenvolvimento sustentável e acredita que uma boa gestão dos recursos humanos, financeiros e naturais, são pontos fundamentais para o sucesso nos negócios. Em 2020, a companhia somou o ODS* de ‘Ação contra a mudança no clima’ aos outros que já tinha estabelecido como prioritários e, assim, passou a integrar o grupo que reporta as emissões ao Programa de Divulgação de Emissão de Carbono, uma importante iniciativa do setor financeiro para mitigar o efeito das mudanças climáticas.

Conforme publicado na Cartilha de Desenvolvimento Sustentável 2021 da empresa, a Eurofarma atingiu esse feito com base nas diversas iniciativas para redução de emissões. As ações atreladas às emissões diretas são: . Política Corporativa para Consumo de Combustíveis, que estabelece que os veículos da Força de Vendas sejam abastecidos com uma proporção de 75% de etanol e 25% de gasolina (essa ação já reduziu em 57% as emissões de CO² da frota);

. Carona Solidária, com vagas de estacionamento exclusivas para quem compartilha o transporte e para veículos elétricos ou considerados de baixa emissão;

. Frota Inteligente, a empresa iniciou a troca de toda a frota de carros executivos por veículos híbridos. Ao todo, 52 veículos já foram substituídos e a previsão é ter 153 até 2023;

. Programa Eco Bike, que disponibiliza aos colaboradores da Unidade Itapevi (SP) bicicletas comuns, cargueiras e elétricas para deslocamento interno. Ao todo, são 8 estações no complexo. A iniciativa promove a consciência ambiental e o estímulo à atividade física.

Já para as ações atreladas às emissões indiretas estão: . Fontes renováveis de energia, com um robusto sistema de geração de energia fotovoltaica na Unidade Itapevi (SP), que conta com mais de 7.200 painéis solares nos telhados das edificações com potência instalada de 2,2 MW;

. Aterro Zero, implantação do processo de compostagem teve início em 2018 e está ativo em todas as operações da empresa. Em 2020 a companhia reduziu a emissão com a eliminação do transporte de resíduos para o tratamento externo;

. Programa Raízes, A Unidade Itapevi (SP) também abriga o Programa Raízes, que homenageia colaboradores com 15 anos de empresa. Convidado a plantar uma árvore nativa no Complexo, a Eurofarma registra o nome do colaborador, a espécie e a data do plantio. A ação reforça o compromisso ambiental e mantém uma ampla área de conservação. Ao todo, já são 650 árvores oriundas do “Raízes”.

O inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da Eurofarma segue, desde 2008, a metodologia do GHG Protocol, reportando as emissões dos gases controlados pelo Protocolo de Paris. Este inventário permite o mapeamento das fontes de emissão de GEE de uma atividade, processo, organização, setor econômico, cidade, estado ou até mesmo de um país, seguido da quantificação, monitoramento e registro dessas emissões.

. *Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecido pela Organização das Nações Unidas(ONU).

Grupo Eurofarma — Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Oncologia e Veterinária. Somente no Brasil, oferece 433 produtos, mais de 1 mil apresentações, atende 30 especialidades médicas e cobre 201 classes terapêuticas, que representam 66% do mercado total.

O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2020, gerou vendas líquidas de R$ 5,7 bilhões e emprega mais de 7,6 mil colaboradores.

Publicidade