Projeto Socioambiental da CASAN retoma visitas para esclarecer benefícios da nova rede coletora de esgoto em Curitibanos

Trabalho objetiva mostrar os efeitos positivos aos moradores de rua ou bairro que recebem tratamento do esgoto produzido e esclarecer eventuais dúvidas


Os assistentes sociais do Projeto Socioambiental retomaram as visitas aos moradores que serão beneficiados com a rede de coleta de esgoto em Curitibanos.

O trabalho, liderado pela assistente Social Priscila Zamboni, objetiva mostrar os efeitos positivos aos moradores de rua ou bairro que recebem tratamento do esgoto produzido e esclarecer eventuais dúvidas.

Um dos questionamentos dos moradores tem sido com relação à cobrança de tarifa dos serviços, que deverão ser cobrados somente três meses após o início da fase de pré-operação do sistema.

“É importante que a tarifa seja compreendida como um investimento, já que além de melhorar a qualidade de vida das pessoas e reduzir os gastos com saúde, as obras estruturais de saneamento também valorizam os imóveis”, diz a engenheira sanitarista Heloisa Alves Pereira dos Santos.

Em Curitibanos, o investimento se aproxima dos R$ 46 milhões nesta primeira etapa.  Definida pelas Agências Reguladoras - e não pelas concessionárias -, a tarifa acaba sendo a única fonte de recursos para cobrir os elevados custos de implantação, operação e manutenção que caracterizam os sistemas de saneamento básico.

Para implantar Sistemas de Esgotamento Sanitário no Estado, a CASAN está investindo no Quinquênio 2016-2021 cerca de R$ 1,6 bilhão, recursos captados junto a agências internacionais de fomento, como a francesa AFD e a japonesa JICA, ou instituições públicas nacionais, como a Caixa Econômica Federal ou o Orçamento Geral da União (OGU). 

Ao buscar recursos, a Companhia precisa oferecer contrapartida, amortizar débitos e quitar a dívida, o que só é possível a partir da tarifa – sob pena de onerar o Estado em recursos que costumam ser destinados à Saúde, Educação, Segurança, Transporte e outras áreas essenciais, o que seria onerar a própria sociedade em geral, mesmo a não beneficiada por tal infraestrutura de saneamento. 

A CASAN sempre esclarece que a tarifa é cobrada somente dos usuários contemplados com o serviço na sua rua.

Publicidade