Sanepar apresenta plano de investimentos para Cascavel

Companhia também esclareceu sobre as obras e estudos até 2050, principalmente para o incremento da capacidade de captar, tratar e reservar água.


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) apresentou nesta quarta-feira (5) em Cascavel seu plano de investimentos para o município, em audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores. Atualmente, mais de R$ 47,5 milhões estão sendo aplicados em obras na cidade. Os recursos investidos entre 2004 e 2020 ultrapassam R$ 514 milhões. A atuação da Sanepar tem contribuído para que Cascavel figure no cenário nacional com os melhores indicadores de saneamento e de gestão municipal.

Três diretores da Sanepar participaram presencialmente da audiência, que teve também a participação virtual do diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile. Os diretores e gerentes falaram da operação dos sistemas de água e esgoto locais e esclareceram aos vereadores presentes no evento sobre obras e estudos até 2050, em especial para o incremento da capacidade de captar, tratar e reservar água.

Claudio Stabile lembrou que os investimentos em Cascavel não param e agradeceu a oportunidade de expor “o que é a Companhia e como ela funciona”. Sobre situações de desabastecimento, por fatores climáticos, intervenção de terceiros ou falhas da própria empresa, ele pontuou sobre a necessidade de atender com celeridade. “Recebemos questionamentos e reclamações e entendemos que temos que atender e resolver o mais rápido possível”, afirmou. “A legislação que nos é imposta nos impede, porém, de fazer tão rápido quanto gostaríamos, mas prezamos pela qualidade do serviço prestado”, observou.

Representantes da Sanepar apresentaram os indicadores que colocam Cascavel na sétima posição no ranking nacional de saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil, entre as 20 maiores cidades brasileiras. “Hoje temos o índice fabuloso de 98% de atendimento com esgoto em Cascavel. E não satisfeitos, buscamos os 100% já com recursos assegurados e alguns processos de licitação em andamento”, afirmou o diretor de Operações da Companhia, Sérgio Wippel.

Ele informou que a Sanepar triplicou o atendimento com esgoto na cidade entre 2004 e 2020 e que cumpriu a meta prevista em contato antes do tempo. Os investimentos, obras e serviços da Sanepar contribuem para que Cascavel ocupe a 11ª. posição no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) “A Sanepar melhorou muito as condições socioeconômicas de Cascavel. Considerando os fatores saneamento e sustentabilidade, fez com que a cidade avançasse 24 posições na última década (neste ranking)”, indicou, ressaltando a atração de indústrias a partir deste desempenho.

TARIFA - Detalhes sobre o regime tarifário da Sanepar e o estudo que está sendo realizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) para a extinção da cobrança da tarifa mínima foram esclarecidos pela diretora de Investimentos da Companhia, Leura Conte Oliveira.

O diretor adjunto de Governança, Riscos e Compliance, Fernando Guedes, destacou a importância do diálogo com a sociedade. "Tivemos aqui um importante debate institucional, um amplo diálogo das partes envolvidas. A Sanepar tem compromissos assumidos em contrato e o nosso propósito é cumprir o que foi estabelecido e manter o bom atendimento à população”. Também participou a gerente geral da Companhia na região Sudoeste, Rita Camana.

Publicidade