Controle de odores nas ETEs não é apenas uma questão de cumprimento de normas ambientais

Mas também, uma questão de respeito com os moradores que vivem na região e com a saúde dos funcionários da empresa


Um dos principais desafios das estações de tratamento de efluentes é o controle de odores, e é exatamente por essa razão que as reclamações, principalmente de vizinhos dessas estações, são constantes. Realizar o controle de odores na estação de tratamento de esgoto não é apenas uma questão de cumprimento de normas ambientais, mas também, uma questão de respeito com os moradores que vivem na região e com a saúde dos funcionários da empresa.

A Fluid Feeder, tradicional empresa 100% nacional, que atua no fornecimento de equipamentos para tratamento de água e efluentes, trabalha com soluções de alta tecnologia para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos.

De acordo com Francisco Carlos Oliver, diretor técnico e comercial da Fluid Feeder, a principal fonte de odores em uma estação de tratamento é originada da decomposição anaeróbica de compostos orgânicos. Ele explica: “São compostos que possuem baixa solubilidade em águas industriais e que, ao ser liberados na atmosfera, produzem aquele odor forte e bastante característico. O controle de odores pode ser feito através de processos químicos ou biológicos, de acordo com a necessidade do local que está gerando, ou seja, dependendo do perfil da indústria e dos tipos de rejeitos eliminados em seu esgoto”.

Desenvolvendo tecnologia visando fornecer soluções que possam sanar esse tipo de dificuldade, a Fluid Feeder desenvolveu complexos e eficazes sistemas de controle de odores industriais e de esgoto. De acordo com Oliver, para controle de odores, a Fluid Feeder trabalha com equipamentos projetados e fabricados sob encomenda, de acordo com a demanda do cliente.

“Através de um sistema de exaustão que suga o ar contaminado e direciona-o à uma torre de lavagem de gases, a qual utiliza líquidos neutralizantes em contracorrente, fazendo com que os gases sejam neutralizados neste fluxo de ar versus líquido.  Outra forma de se efetuar o controle de odores é através do processo de adsorção dos gases contaminantes através de mídia seca no fluxo de ar. Mais do que um produto, é uma situação que requer uma solução efetiva  para controle de odores, seja no ambiente industrial ou na estação de tratamento de esgoto”, conclui Oliver.

Mais informações pelo site www.fluidfeeder.com.br , pelo telefone 11 2021-7755 ou pelo whatsapp 11 999.386.210

Publicidade