Iguá Saneamento reformula plano de sustentabilidade para transformar empresa em referência em questões ESG no Saneamento

Ações socioambientais passam a ser norteadas com referência no SASB, GRI e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas


No Dia Mundial da Água, a Iguá Saneamento fez um movimento muito importante. A companhia anunciou uma ambiciosa reformulação em seu plano estratégico de sustentabilidade, que visa transformar a empresa em referência em questões ESG no Saneamento.

As ações socioambientais da Iguá passam a ser norteadas pelos mais elevados padrões internacionais, tendo como referência o Sustainability Accounting Standards Board (SASB), a Global Reporting Initiative (GRI) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

— A água é o recurso mais essencial à vida, e a Iguá entende a responsabilidade de cuidar desse bem. Nosso plano de sustentabilidade está intimamente relacionado com a necessidade de antecipar e mitigar riscos, principalmente se considerarmos o impacto que eventos naturais mais recentes nos impõem, que é o caso das mudanças climáticas, por exemplo. Esse movimento reforça o objetivo principal da Iguá, que entende o saneamento como força de transformação social. Ao cuidar da água estamos também cuidando da população, melhorando sua qualidade de vida — destaca Pericles Weber, COO da Iguá.

Membro do Pacto Global da ONU, a empresa também assume compromissos públicos como universalização do saneamento até 2030; ser carbono neutro até 2030; aumentar para 45% a participação de mulheres em cargos de liderança e para 50% a presença de negros em toda a organização até 2025; aprimorar o aproveitamento hídrico e implementar estudos de impacto das mudanças climáticas em seus mananciais; e adotar processo de homologação de fornecedores até dezembro de 2021, replicando as premissas sustentáveis da companhia em sua cadeia de suprimentos.

A companhia definiu quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

— Com o SERR, a Iguá assume um posicionamento importante sobre como tudo isso será feito ao reforçar a visão de longo prazo e envolver todas as partes relacionadas nesse processo, como nossos colaboradores, clientes, fornecedores e as comunidades onde atuamos — explica Rosane Santos, diretora de Sustentabilidade da Iguá. — Não apenas isso. A companhia se volta também para a questão da conservação de mananciais, para a inclusão e diversidade, para a qualidade de vida e de trabalho de nossos colaboradores e, especialmente, para nossos clientes, olhando para eles como parte integrante de comunidades que são, cada vez mais, impactadas positivamente com o serviço de saneamento básico em seus múltiplos aspectos, tais como redução de doenças de veiculação hídrica, conservação ambiental, valorização econômica e do espaço público em geral, entre outros — acrescenta.

Responsável pelo fornecimento de água tratada e pelo tratamento de esgoto para mais de 6 milhões de brasileiros em 5 estados, a Iguá amplia seus projetos de conservação hídrica e define metas significativas, como o comprometimento com a redução de perdas. A companhia também desenvolve um Plano de Segurança Hídrica que contempla iniciativas que visam desde a conservação de mananciais, passando pelo monitoramento de qualidade durante todo o ciclo da água e do esgoto, até a gestão de resíduos, além de outras iniciativas como estudos sobre a disponibilidade hídrica, visando mitigar o risco de escassez.

— Trazendo a sustentabilidade com eixo do negócio, a Iguá reforça sua visão de médio e longo prazo, estando melhor posicionada para endereçar os desafios do setor e estreitando o relacionamento da empresa com seus interlocutores — destaca o CEO da Iguá, Carlos Brandão.

Ações pelo Dia Mundial da Água — Como parte do relançamento do SERR, as unidades regionais da Iguá, respeitando as regras de distanciamento e isolamento social, próprias do momento, aproveitam o Dia Mundial da Água para desenvolver ações que demonstrem o impacto do saneamento na qualidade de vida dos indivíduos e a conservação ambiental.

Em Mirassol, interior de São Paulo, por exemplo, a Iguá está lançando um projeto de revitalização da Grota de Mirassol, em parceria com a Prefeitura, a Câmara de Vereadores e a Associação Amigos dos Mananciais (AAMA).

Outras operações, como Andradina (SP) e Tubarão (SC), realizam plantio de árvores e ações de conscientização sobre a importância da mata ciliar para a conservação ambiental e qualidade da água de corpos hídricos.

Os colaboradores da Iguá também participam de atividades para que eles percebam o valor do trabalho que realizam, por meio de dinâmicas que visam expor a dimensão social do saneamento a partir dos benefícios proporcionados por ele.

Iguá Saneamento — A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros — Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná — por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. | www.iguasa.com.br.

Publicidade