Crise hídrica obriga Sanepar a adotar medidas urgentes no sistema de abastecimento de água na Região Sudoeste

Sistema de Santo Antônio do Sudoeste entra em rodízio e companhia vai utilizar caminhões-pipa para complementar o abastecimento


A crise hídrica que atinge o Paraná obriga a Sanepar a adotar medidas urgentes nos sistemas de abastecimento de água na Região Sudoeste. A partir de terça-feira (4), o sistema de Santo Antônio do Sudoeste entra em rodízio. Outra medida é a utilização de caminhões-pipa para complementar o fornecimento tanto em Santo Antônio do Sudoeste como em Pranchita, que está em rodízio desde o dia 27 de abril.

De acordo com as informações do Simepar, em abril de 2021 choveu bem abaixo da média na maioria das regiões do Paraná. Foi o mês mais seco dos últimos 24 anos em várias cidades paranaenses, como Cascavel, Umuarama, Maringá, Londrina, Guarapuava e Pato Branco.

O déficit maior da precipitação pluviométrica no Paraná é no Sudoeste, onde rios e poços apresentam redução de 25% a 60% na quantidade de água disponível para o abastecimento. Os poços que abastecem Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste já perderam mais de 60% da sua vazão, inviabilizando o fornecimento de água de forma regular para todas as regiões das duas cidades.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade

O rodízio no abastecimento vai funcionar da seguinte forma: a cidade foi dividida em quatro setores, eles serão fechados diariamente das 14h às 18h, com previsão de normalização a partir das 20h. No domingo não haverá rodízio.

Confira a tabela AQUI.

Publicidade