CASAN avança na finalização da Estação de Tratamento de Rio Sul

Obra faz parte da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário da região e vai beneficiar 12 bairros do município


Com a meta de entregar no segundo semestre deste ano a primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio do Sul, a CASAN avança na finalização da Estação de Tratamento. A unidade vai inicialmente depurar o esgoto do primeiro bairro atendimento pela infraestrutura de saneamento, o Canta Galo, onde aproximadamente 1.400 residências serão beneficiadas. Para que isso seja possível, serão colocados em operação um reator UASB (equipamento de alta eficiência para o tratamento de efluentes), um tanque de aeração e um decantador.

Ao todo, 12 bairros do município serão beneficiados por redes de coleta de esgoto, e então toda a estrutura da Estação de Tratamento, que conta com três de cada um destes equipamentos, será acionada. A Companhia solicita que os moradores aguardem informações e orientações, pois a conexão às redes de coleta já instaladas ainda não está autorizada.

Desenvolvimento e Conservação

A infraestrutura de esgotamento sanitário de Rio do Sul vai atender 35.240 habitantes, o que representa mais de 50% da população do município. Serão 155 mil metros de rede coletora e interceptores, mais de 13 quilômetros de emissários terrestres e 14 Estações Elevatórias de bombeamento.

A obra prevê a instalação de 12.680 ligações domiciliares, atendendo o Centro da cidade e os bairros Eugênio Schneider, Boa Vista, Santana, Jardim América, Laranjeiras, Canoas, Pamplona, Progresso, Canta Galo e Fundo Canoas.

O investimento total previsto no Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) Rio do Sul chega a R$ 74 milhões, da própria CASAN e Caixa.

 

Publicidade