Sanesul expande modernização do parque de hidrômetros no Mato Grosso do Sul

Companhia realiza a troca afim de garantir qualidade e transparência no fornecimento de água tratada


“A Sanesul vem nos últimos anos investindo em tecnologia em todos os processos, para garantir qualidade e segurança na prestação do serviço público de saneamento, inclusive no parque de medição de consumo, pois trata da relação direta da empresa com o cidadão-usuário, ou seja, consumidor final do produto produzido pela companhia de abastecimento de Mato Grosso do Sul”. O programa faz parte da política de modernização do parque de hidrômetros com troca preventiva e corretiva do aparelho de medição de consumo de água tratada e obedece às normas do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO. 

O serviço é parte integrante das diretrizes do planejamento estratégico da empresa e feito de forma gradativa, através de equipe técnica da Sanesul que executam ações de combate à perda aparente (comercial) e substituição de hidrômetros em todas as cidades e distritos atendidos pela Sanesul no estado do Mato Grosso do Sul. O trabalho também impactará positivamente no sistema de apuração do consumo mensal, garantindo a lisura e transparência da leitura para cobrança justa pelo abastecimento da água e esgotamento sanitário, declara Onofre Assis de Souza – Diretor Comercial e de Operações da Sanesul. 

Para atender essa demanda, no início do ano/2021 por meio de certame licitatório foram adquiridos 150 mil hidrômetros novos, com entrega dividida em 12 lotes mensais, sendo que parte já se encontra disponível no almoxarifado central. Os aparelhos passaram por inspeção, testes e ensaios no laboratório de hidrômetros da Sanesul e, estando em conformidade com as especificações técnicas, a Gerência Comercial através da Coordenadoria de Micromedição, fará a distribuição para todas as unidades regionais, garante Walmir Santos Lino – Gerente Comercial da Sanesul.

O serviço não terá custo e a execução programada será de forma uniforme para não interferir na rotina dos clientes da Companhia.

Dessa forma, cada novo aparelho distribuído terá emitida ordem de serviço com prazo determinado para execução. “A troca é muito rápida e assim que concluído o serviço o cliente assina um termo de notificação atestando a substituição do novo medidor”, acrescenta José Ney Sandim Taveira – Coordenador de Micromedição. 

LABORATÓRIO MODERNO

Atualmente, os fabricantes estão muito atentos em relação à criação de um aparelho simples, mas que ofereça garantia de não violação. Isso evita transtornos tanto para quem distribui como também para quem consome a água produzida. 

“Existe um planejamento para ser executado, nos próximos 12 meses e vencida essa etapa, anualmente vamos fazer novas aquisições para continuidade do programa de renovação planejada, cumprindo prática adotada desde 2015 dentro da Sanesul”, finaliza Onofre de Assis, Diretor Comercial e de Operações da Sanesul. 

Com a reversão definitiva da operação do esgotamento sanitário para a Ambiental MS Pantanal (Parceira da PPP), a Sanesul se prepara para um novo momento, ou seja, priorizar toda atenção na produção e distribuição da água, fortalecendo a certificação de creditação da ISSO/IEC 17028:2005 pelo Inmetro.

“Nesta nova fase que se inicia no início do mês de maio, vamos poder alavancar nossos recursos para aumentar nossa capacidade de captação, tratamento e produção da água para melhor atender a população de Mato Grosso do Sul. Nosso foco é garantir qualidade de vida, promover a saúde e o bem estar de cada sul-mato-grossense. Com isso estaremos cumprindo nosso papel com responsabilidade e cumprindo um compromisso feito pelo Governador Reinaldo Azambuja com a população das 68 cidades atendidas pela Sanesul”, conclui Walter Carneiro Jr – Presidente da Sanesul.

Publicidade