Encontro online da ABES teve como pauta: informes gerais e a agenda da câmara para 2021

Encontro foi realizado nesta terça-feira (20) e contou com a participação de Guilherme Checco, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS)


Por Rhayana Araújo

Com o objetivo de avançar nos debates internos, os membros da CTRH – Câmara Técnica de Recursos Hídricos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Seção São Paulo (ABES-SP) reuniram-se nesta terça-feira, 20 de abril. O encontro online teve como pauta: informes gerais, a agenda da câmara para 2021 e, por fim, ocorreu uma palestra com o tema “O Papel da Regulação do Saneamento na Segurança Hídrica: Propostas para um Programa de Mananciais”.

A secretária executiva da CTRH, Dafne Corrêa, fez a abertura da reunião; o coordenador geral da câmara, Luís Eduardo Grisotto passou os informes, dentre os quais, os próximos webinares e demais eventos da ABES. E também apresentou a programação das atividades da câmara para o ano de 2021.

Ao final dos informes, iniciou a palestra “O Papel da Regulação do Saneamento na Segurança Hídrica: Propostas para um Programa de Mananciais”, com apresentação de Guilherme Checco, do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), e moderação de Fernando Mortara, coordenador adjunto da CTRH-SP.
Guilherme falou sobre os cuidados com os conflitos intergeracionais. “Se nós não cuidarmos da água de hoje, as gerações futuras vão ter muitos problemas. E a sustentabilidade é justamente isso, falar do nosso bem-estar de hoje, sem prejudicar as condições das gerações futuras. O exemplo da água talvez seja o mais explícito da correlação entre os riscos dos conflitos intergeracionais”, afirmou.

O palestrante, que também abordou os conceitos da segurança hídrica e a importância das tarifas de água e esgoto, entre outros assuntos. Para assistir à palestra, clique aqui.

O tema da palestra foi escolhido devido aos novos desafios do marco legal do saneamento, das anomalias climáticas mais recentes e dos efeitos da pandemia sobre o setor de saneamento e de recursos hídricos, a CTRH reforça a importância da participação de todos, convidando-os para o debate.

CT Recursos Hídricos

Com a finalidade de criar um ambiente de discussão qualificado e de excelência técnica, a ABES-SP propôs a criação da Câmara Técnica de Recursos Hídricos, aberta a comentários, proposições e críticas que contribuam com o desenvolvimento e a sustentabilidade no Estado e em todo o País.

Os objetivos da câmara são: estudar, debater, propor e divulgar ações e soluções para o planejamento, a gestão e a sustentabilidade dos recursos hídricos e do saneamento ambiental; contribuir para o enfrentamento dos conflitos e da crise hídrica; e  articular-se com a Câmara Técnica de Gestão de Recursos Hídricos da ABES nacional, provendo apoio em nível nacional.

Saiba mais no site da ABES-SP

Publicidade