CASAN revitaliza e moderniza Estação de Tratamento de Água de Vidal Ramos

Automação da ETA traz maior otimização nas tarefas de operação e geração de dados, trazendo assim maior controle no processo de tratamento


Com o objetivo de otimizar e obter maior segurança no processo de potabilização da água, a CASAN revitalizou e automatizou a Estação de Tratamento de Vidal Ramos, tornando-o uma das mais modernas do Alto Vale do Itajaí. Com capacidade para tratar até 15 litros por segundo - o equivalente a 1,2 milhão de litros de água por dia -, a unidade modelo compacta atende a mais de mil famílias do município.

A automação completa da unidade, que já é monitorada e controlada a distância, contou com um investimento de R$ 1.189.000,00 da Companhia, valor superior ao que estava previsto em Contrato de Programa para a obra e um dos principais aportes de recursos em sistemas de abastecimento de água de Santa Catarina.

Entre os ganhos com a automação da ETA está a otimização das tarefas de operação e a geração constante de dados que garantem controle total sobre o processo de tratamento, proporcionando ainda mais segurança e confiabilidade na qualidade da água distribuída.

“Vidal Ramos está recebendo um investimento direto para a melhoria da saúde de seus moradores”, destaca o engenheiro sanitarista e Superintendente da Região Norte-Vale do Itajaí, Rangel Barbosa.

NOVOS INVESTIMENTOS

Entre outras melhorias previstas para o Sistema de Abastecimento do município estão a reforma completa e revitalização geral da Estação de Tratamento de Água, do reservatório de concreto e da própria Agência local até o próximo Verão.

Os investimentos previstos seguem o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) aprovado na Câmara e o Contrato de Programa assinado em maio do ano passado entre a Companhia e a Municipalidade com o objetivo de melhorar os serviços de saneamento em Vidal Ramos.

GANHOS DA AUTOMAÇÃO DA ETA:

- Maior controle sobre o processo e a qualidade da água tratada

- Otimização das tarefas de operação e supervisão

- Geração de relatórios, gráficos e históricos

- Segurança para funcionários e instalações

 

- Economia de energia e na operação

Publicidade