Abra Talks: A variedade e versatilidade dos nãotecidos

Filtros de ar industriais, sistemas HVAC e salas limpas, máscaras cirúrgicas e de proteção individual, filtros para fluidos de usinagem


A variedade e versatilidade dos nãotecidos permite utilização cada vez maior deste tipo de material como meio filtrante. “A oportunidade de combinar diferentes matérias primas e diferentes tecnologias é responsável pela diversidade de produtos encontrada nos nãotecidos”, afirmou o Eng° Daniel Zocchio, membro da equipe técnica da Abrafiltros, que atua há mais de 10 anos como engenheiro de aplicação e vendedor técnico no segmento de elementos filtrantes de nãotecidos (feltros), no “Abra Talks”, evento virtual mensal da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais, promovido no dia 7 de abril, via plataforma zoom. Os nãotecidos são empregados em diversas aplicações, como em filtros de ar industriais para retenção de partículas; sistemas HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado) e salas limpas; produtos de consumo, entre eles, aspiradores, coifas e piscinas; na indústria de alimentos e bebidas, farmacêutica; em filtros para fluidos de usinagem; em filtros bag para filtração de líquidos; na indústria automotiva em filtros de cabine, de ar, de óleo e de combustível; bem como em máscaras cirúrgicas e respiradores.

Zocchio explica que as características dos nãotecidos são definidas pela escolha da fibra, método ou tecnologia de produção da manta e pelo processo de consolidação da manta. “Cada fibra tem a sua propriedade, tenacidade, ponto de amolecimento e fusão, flamabilidade, resistência à abrasão, resistência química, gramatura, espessura e permeabilidade, entre outras. Além disso, para se formar, a manta passa por diferentes tipos de tecnologias e processos de consolidação para união mais intensa das fibras ou filamentos”, ressalta. A formação da manta pode ser via seca (carda ou aérea), úmida ou fundida (spunlaid ou meltblow). Já entre os métodos de consolidação estão: o método mecânico, alcançado pelo entrelaçamento físico das fibras (como agulhagem, hidroentrelaçamento); o método térmico, que acontece pela ação do calor e fusão das próprias fibras (como calandragem, fluxo de ar quente, ligação ultrassônica); e o método químico, onde os ligantes químicos realizam a união das fibras ou filamentos do nãotecido.

Ao final de sua apresentação, o engenheiro citou ainda que a diversidade de produtos nos nãotecidos é reforçada também pela variedade de acabamentos no processo final de obtenção de nãotecidos, entre eles, chamucasgem, retardante a chamas, antimicrobiano e dublagem.

Para o presidente da Abrafiltros, João Moura “os nãotecidos tem seu espaço consolidado na filtração, principalmente pelo fato de absorverem de forma eficaz as novas tecnologias do segmento”.

O evento foi dividido em três etapas, de 30 minutos, Zocchio participou da primeira. Em seguida, Luís Meneses Filho, vice-presidente do Grupo Solavite, falou sobre “Tecnologia para o tratamento corretivo e preventivo de incrustações em águas industriais”, e por fim, o Eng° Everton Lopes, gerente executivo do Centro Tecnológico Mahle Metal Leve e diretor executivo da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, apresentou o tema “Eficiência energética e emissões de gases na indústria automotiva”.

O conteúdo do Abra Talks de abril na integra pode ser assistido de forma exclusiva por associados a Abrafiltros.

O próximo “Abra Talks” acontece no dia 13 de maio e na área industrial, debaterá o tema “Viscosidade: Impacto em dimensionamento de sistemas de filtração”, com a participação do Especialista José Alexandre Marques. Para participar, basta se inscrever de forma gratuita no link: https://forms.gle/rzQWVfQCp4M7M1ez5.

Sobre a Abrafiltros:

Criada em 2006, a Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água e efluentes – ETA e ETE, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Publicidade