Cagece investe em projetos de eficiência operacional

Que têm promovido otimização de energia nos sistemas da companhia, redução de custos e sustentabilidade


Com foco na modernização, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) tem investido em projetos de eficiência operacional que têm promovido otimização de energia nos sistemas da companhia, redução de custos e sustentabilidade. Juntos, a planta solar, a migração ao mercado livre de energia e o projeto da Chamada Pública da Enel, e outras iniciativas, representaram uma redução de R$ 2,8 milhões nos custos da companhia.

O mercado livre de energia permite que a Cagece adquira energia de fornecedores alternativos e foi um projeto de destaque em 2020. As estações de tratamento Gavião e Oeste foram os primeiros equipamentos a migrarem para este modelo. Neste ano de 2021, a estação de tratamento Jaburu e a estação elevatória Caruataí, em Tianguá, também migraram para o mercado livre de energia.

A planta solar é outra iniciativa importante que representou redução na emissão de CO2, preservando 6018 árvores. A planta solar também recebeu melhorias no último ano. Foi instalada uma subestação de energia aérea de 112,5 kVA, que oferece condições ideais para o pleno funcionamento dos equipamentos, evitando perdas e danos.

Ainda em 2020, a Cagece foi selecionada na Chamada Pública de Projetos da ENEL (CPP 2019) com um projeto de eficiência energética da sede da companhia, que consiste na modernização dos sistemas de iluminação e condicionamento ambiental, além da instalação de uma nova planta solar de 81 kWp. Após implantada, a nova planta deverá gerar até 115,4Mwh de energia por ano.

Conforme Raquel Almeida, gerente de Controle, Desenvolvimento e Eficiência Operacional, o objetivo é efetivar os projetos atuais da companhia. “Acreditamos que estamos no rumo certo, apresentando iniciativas inovadoras dentro da Cagece. Nossa principal expectativa é concluir os projetos atuais contemplando todos os escopos que foram concebidos e trazer mais economia para a companhia”.

Publicidade