Projeto Gota d’Água quer sensibilizar sobre o papel da educação na transformação do mundo que vivemos

Iniciativa conta com o apoio da Unesco e da ANA para trabalhar o tema sobre as metas da Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


O Consórcio PCJ, por meio do seu Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, inicia na próxima quinta-feira, dia oito de abril, as capacitações do projeto “Gota d’Água 2021”, que terá como tema “A Década da Transformação: Alcançando as Metas da Agenda 2030 por meio da Educação”. A Abertura oficial será a partir das 14h, em ambiente virtual, com a participação de importantes autoridades e contará com palestra inaugural do Oficial de Projetos do Setor de Ciências Naturais, Glauco Kimura, além de outras surpresas. Para receber o link de acesso, os participantes devem fazer sua inscrição prévia pelo link: https://forms.gle/QpCcdjCAB3LiLcxz7.

Esse ano o Gota d’Água conta com a parceria inédita equipe de Educação da Unesco/Brasil e com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), marcando os 27 anos de atividades do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ. O objetivo do tema dos debates nesse ano é mobilizar a comunidade, através da educação, sobre a importância dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que precisam ser atingidos até o ano de 2030, que convencionou chamar-se de Agenda 2030 e que, caso seja alcançada, irá transformar a forma como nos relacionamos com o mundo em que vivemos, atualmente.

Além da Abertura dessa quinta-feira (08), a iniciativa terá seis encontros formativos e de multiplicação de conhecimentos, entre os meses de abril e setembro, todas em ambiente virtual. Será disponibilizado também um Curso EAD, na plataforma da Escola da Água e Saneamento, que está sendo produzido no âmbito da parceria Consórcio PCJ, ANA e UNESCO.

Após essas capacitações, os participantes terão de replicar o conteúdo com os alunos da rede pública e produzir materiais educomunicativos, participando assim do Concurso Cultural “Saneamento é +”, que faz parte da parceria entre o Consórcio PCJ e ARES PCJ. Os materiais educomunicativos serão avaliados por uma banca julgadora para, na sequência, concorrerem ao certificado de “Destaque do Ano de 2021” e ao Prêmio “Sua Gota faz a Diferença”, entregues no final do ano. Detalhes sobre as regras e os prazos de inscrição serão fornecidos durante a Abertura do Projeto Gota d’Água.

“A educação sempre teve um papel central para o desenvolvimento das grandes nações, mas agora, com a pandemia de Covid-19, é possível ver de forma clara como a falta dela compromete o senso de coletividade e de comprometimento com desenvolvimento sustentável. O Gota d’água nesse ano quer mudar isso e ampliar a força da comunicação para fazer dela um agente de transformação nessa década para alcançarmos as metas da Agenda 2030”, comenta a gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade, Andréa Borges.

Sobre a Agenda 2030

Esta Agenda é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. A erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas demonstram a escala e a ambição desta nova Agenda universal. Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do projeto por ano nas Bacias PCJ.

Publicidade