CASAN assina aditivo ao Contrato de Programa com a Prefeitura de Barra Velha

Os recursos deverão ser aplicados em ações complementares às já previstas para melhoria do saneamento


Dessa forma, fica oficializado um repasse anual de aproximadamente R$ 900 mil, provenientes de arrecadação da Companhia, ao Fundo Municipal de Saneamento. Os recursos deverão ser aplicados em ações complementares às já previstas para melhoria do saneamento.

O compromisso foi assinado pela presidente da CASAN, Roberta Mass dos Anjos, pelo prefeito Douglas Elias da Costa, pelo Diretor de Operação e Expansão da empresa, Fábio Krieger, e pelo Chefe da Agência local, Irvando Zomer.  "Com esses recursos, a Prefeitura poderá investir em áreas do saneamento onde a Companhia não pode atuar", disse a Presidente. "Este ato de hoje representa um momento histórico, início de um novo ciclo, um ciclo de parceria entre a Municipalidade e a Companhia em prol da população de Barra Velha", disse o prefeito. 

Melhorias no abastecimento

O aditivo reforça as ações para melhoria da qualidade de vida no balneário. Em 2020, implantação de novas redes e sistemas de bombeamento já reforçaram o Sistema de Abastecimento.

Uma das principais melhorias foi a interligação de nova adutora sob a Avenida Paraná, a principal para transporte de água entre a Estação de Tratamento e o Reservatório das Antenas, que armazena 1.000 m³. A obra executada praticamente triplica a vazão, de 28 litros por segundo para 84 l/s.

A CASAN também incluiu o Bairro Medeiros e a localidade de Três Coxilhas dentro de seu Sistema, fechando todo o anel de abastecimento no município. A Unidade Básica de Saúde Medeiros, a Escola Municipal Judite Bernardina Aguiar, duas igrejas e 130 residências que dependiam de nascentes ou poços para seu abastecimento agora têm abastecimento da CASAN.

Novos investimentos

Para este ano, está em etapa final de licitação a implantação de nova subestação de energia para a Estação de Tratamento de Água e Estação de Recalque de Água Tratada, o que trará mais segurança ao sistema de abastecimento de Barra Velha e também de São João de Itaperiú.

Os recursos direcionados ao abastecimento incluem também impermeabilização de todos os reservatórios do município e limpeza das lagoas de lodo proveniente do processo de tratamento de água – um total de investimentos próximo a R$ 6 milhões.

 

Publicidade