Sanepar utiliza aplicação da tecnologia de nanobolhas para melhorar a qualidade da água das lagoas do Passeio Público de Curitiba

Nanobolhas conseguem remover altas taxas de matéria orgânica, bactérias, vírus, fungos e algas


A Sanepar está realizando estudos de aplicação da tecnologia de nanobolhas para melhorar a qualidade da água das lagoas do Passeio Público, de Curitiba. O processo faz parte de um projeto de inovação realizado pela Companhia, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e com a Best Ambiental, empresa licenciada para trabalhar com essa tecnologia.

A água da lagoa do Passeio Público é captada, filtrada e recebe a aplicação de nanobolhas num contêiner. Depois, essa água tratada volta para a lagoa e dá continuidade ao processo, uma vez que as nanobolhas atuam durante longos períodos, deixando a água limpa.

As nanobolhas possuem o tamanho de um milionésimo de milímetro e, portanto, não podem ser vistas a olho nu. Por ter tamanho reduzido, as nanobolhas concentram e estabilizam alto volume de oxigênio no meio líquido por dias. Essa atuação remove altas taxas de matéria orgânica, bactérias, vírus, fungos e algas. O sistema dispensa o uso de aditivos químicos, pois utiliza como insumos apenas ar e energia elétrica, não gerando resíduos impactantes no meio ambiente.

Os estudos com a aplicação de nanobolhas serão realizados no Passeio Público durante quatro meses. Após esse período, a Companhia fará a avaliação desta tecnologia também em sistemas de tratamento de esgoto.

O diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stabile, destaca a busca permanente da Companhia por soluções inovadoras e ambientalmente corretas por meio de pesquisas e estudos técnicos. “A Sanepar é uma empresa inovadora e busca sempre novos processos para aprimorar seus sistemas de tratamento de água e de esgoto. Temos intensificado as pesquisas em várias áreas para melhorar a eficiência no nosso trabalho.” 

Publicidade