ANA começa inédita Jornada de Capacitação para Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Primeira rodada de conversa terá como tema: Processos de Mobilização e Eleição em Comitês de Bacias Hidrográficas


Na próxima quinta-feira, 25 de fevereiro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) começará a inédita Jornada de Capacitação para Colegiados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) com a 1ª Roda de Conversa, cujo tema é Processos de Mobilização e Eleição em Comitês de Bacias Hidrográficas. O encontro acontecerá das 15h às 18h e pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no tema por meio do link http://bit.ly/JCFEV21. Os quatro convidados da roda apresentarão suas experiências sobre o tema e responderão as perguntas que os participantes fizerem pelo chat do evento.

Os quatro profissionais convidados para a 1ª Roda de Conversa são: Aline Alvarenga, Clara Sales, Juliana Guilmo e Pedro Lucas de Brito. Aline é publicitária e atua na Secretaria Executiva junto ao Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), Clara é socióloga e analista de gestão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH/CE), Juliana é administradora e atua na Coordenação de Apoio ao Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da Fundação Agência das Bacias PCJ, enquanto Pedro Lucas é engenheiro civil e secretário executivo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/AL). A moderação ficará por conta de Tânia Regina da Silva, servidora da ANA.

Os encontros da Jornada de Capacitação acontecerão na última quinta-feira de cada mês, das 15h às 18h, entre fevereiro e novembro deste ano. No total estão previstas dez rodas de conversa sobre temas estratégicos para membros de comitês de bacias e conselhos de recursos hídricos, além de técnicos de instituições que apoiam o funcionamento de comitês e conselhos. Essa iniciativa da ANA busca promover o intercâmbio de experiências sobre a atuação dos comitês na gestão das águas do Brasil e faz parte das Trilhas de Aprendizagem para Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos de Recursos Hídricos.

As rodas de conversa acontecerão por videoaula na plataforma Microsoft Teams, sendo que as participações em cada encontro darão direito a certificado emitido pela ANA mediante preenchimento de questionário sobre o que foi discutido. Além disso, o aluno que participar de pelo menos 80% das rodas receberá um certificado especial.

Agenda dos encontros da Jornada de Capacitação

Data prevista Tema
25/02/21 Processos de Mobilização e Eleição de Comitês de Bacias Hidrográficas
25/03/21 Desafios para a Representação e Representatividade – Comunicação e Capacitação
29/04/21 Sustentabilidade Administrativa e Financeira no Funcionamento de Comitês Estaduais – Secretarias Executivas, Fontes de Recursos, Termos de Colaboração
27/05/21 Articulação entre Comitês Estaduais e Comitê Federal em uma mesma Bacia
24/06/21 Comitês de Bacia Hidrográfica e Conselhos Estaduais no Plano Nacional de Recursos Hídricos
29/07/21 Elaboração e Implementação de Planos de Recursos Hídricos – Desafios, Atribuições
26/08/21  Participação Social na Elaboração e na Implementação dos Planos de Recursos Hídricos
23/09/21 Formas de Apoio à Atuação dos Comitês Interestaduais – Contratos de Gestão e Termos de Colaboração, Articulação com Estados para Gestão da Bacia
28/10/21  Cobrança pelo Uso da Água – Metodologias para Cálculo e Experiências de Implementação
25/11/21  Aplicação dos Recursos da Cobrança – Manual Orientativo dos Planos de Aplicação Plurianuais (PAPs)
Publicidade