Soluções tecnológicas e inovadoras da Veolia no tratamento do lodo gerado em plantas de tratamento de efluentes

Para compreender melhor como funciona todo esse processo, preparamos a seguir um resumo das diferentes tecnologias desenvolvidas pela Veolia


Nos dias de hoje, o volume cada vez maior de lodo gerado em plantas de tratamento de efluentes é visto como um enorme desafio, não apenas no Brasil, como em todo o planeta. Dentro da Veolia Water Technologies, no entanto, o lodo não é tratado como um simples resíduo a ser descartado, mas como um recurso importante e com múltiplas finalidades.
Através de nossas soluções tecnológicas e inovadoras, que também estão de acordo com os protocolos de saúde e proteção ambiental, temos como objetivo auxiliar nossos clientes no reaproveitamento e valorização do lodo de forma sustentável e lucrativa.
Para compreender melhor como funciona todo esse processo, preparamos a seguir um resumo das diferentes tecnologias desenvolvidas pela Veolia.
 
Exelys
 A Exelys™ é uma solução que atua na redução de lodo em modo contínuo, através da hidrólise térmica e da digestão anaeróbia. Além de garantir um ganho energético, essa tecnologia também oferece bons resultados ambientais pois possui um baixo consumo de vapor, baixa pegada de carbono e produz eletricidade de forma sustentável por meio da cogeração.
Por sua vez, as empresas que utilizam da tecnologia Exelys™ possuem vantagem na diminuição dos investimentos com a implantação dos digestores em caso de novas instalações, redução dos custos operacionais devido a quantidade reduzida de lodo para descarte, e o aumento da capacidade das instalações existentes. Já as receitas podem ser obtidas através da venda de energia produzida pela co-geração ou com a produção de biometano.
 
Tecnologia Anita™
As duas soluções da linha ANITA, Anita™ Mox e Anita™ Shunt são indicadas para o tratamento de efluentes líquidos com alta carga de amônia, através da remoção biológica de nitrogênio.
As soluções Anita™ são econômicas e sustentáveis, e podem ser adaptadas segundo os requisitos mais avançados do mercado no que diz respeito ao tratamento das correntes líquidas geradas em plantas de tratamento de lodos. Ambas as soluções também podem auxiliar no cumprimento dos objetivos de uma estação de tratamento de águas residuais, cumprindo com as normas mais rigorosas acerca dos níveis de concentração de nitrogênio no efluente tratado.
 
BioCon 
BioCon™ é a solução Veolia para secagem térmica de lodos. Esse método de secagem traz várias vantagens como a sanitização, com secagem do lodo em uma temperatura superior a 80°C. A tecnologia consegue remover patógenos e promover a sua estabilização, tendo em vista que a atividade biológica no lodo é interrompida pela secagem, reduzindo a umidade do lodo e,  consequentemente reduzindo seu volume para disposição tonelagem).
Além disso, o lodo também pode ser melhor aproveitado, permitindo armazenamento de forma otimizada e sua utilização de forma racional como fertilizante agrícola. Outro diferencial é que a BioCo™ opera sem a formação de poeira no ambiente e elimina os riscos de incêndio causados pela sua inflamabilidade. Esse é um sistema completamente automatizado, com alarmes, sensores e demais mecanismos que garantem sua segurança e eficácia.
 
Solia 
Como pioneira na secagem do lodo via energia solar, a Veolia desenvolveu a tecnologia SOLIA™ Mix, que oferece como vantagens uma maior eficiência, mais produtividade, pois a quantidade de lodo tratado é 30% maior para a mesma área de implantação e mais rapidez, através da redução do ciclo de secagem, tornando-se uma tecnologia mais compacta e econômico.
Por meio de uma operação automatizada, que faz o controle em caso de formação de odores e armazena o lodo antes da reutilização energética ou agrícola, essa solução possibilita uma redução considerável nos custos, com mínimas despesas operacionais e de manutenção. A tecnologia SOLIA™ Mix ainda tem entre seus diferenciais o fato de se adaptar a diferentes tipos de clima e um elevado índice de secagem através da utilização da energia solar. 
 
Pyrofluid 

A Pyrofluid™ é uma solução de incineração de lodos por meio de um tratamento térmico altamente eficiente a uma temperatura de operação de 850°C. Através dessa tecnologia, que está de acordo com os padrões ambientais mais rígidos da atualidade, é possível tratar lodos gerados em plantas municipais e industriais e transformá-lo em cinzas.
A tecnologia Pyrofluid™ inclui a remoção de odores, recuperação de subprodutos (biossólidos) e energia, com a redução do consumo da fonte de combustível no próprio equipamento. Dentre outros benefícios, é possível ressaltar a sua confiabilidade operacional e longa vida útil, pois possui uma ótima resistência às altas temperaturas em cenários de erosão e corrosão, seu alto nível de automação, facilidade de operação e baixo custo de manutenção.
 
Athos 
Athos™ é a solução que funciona por meio de um processo de oxidação química do lodo, sob controle de temperatura e pressão, transformando o lodo orgânico em material de baixo teor de matéria seca em um mineral majoritariamente sólido.  No quesito regulamentação ambiental, a tecnologia Athos™ está em conformidade com todas as normas vigentes relacionadas ao descarte do lodo gerado em plantas tratamento de águas residuais. O método de tratamento possui uma relação custo-benefício bastante vantajosa, com baixo custo operacional devido às condições de operação, que incluem um consumo limitado de Oxigênio e a rapidez da etapa de desidratação, que dispensa o uso de reagentes e chega a 50% de secagem do lodo.
Para completar, esse é um processo sustentável e limpo, tendo em vista que todos os componentes do lodo são recuperados, reciclados ou descartados no ambiente sem provocar qualquer efeito adverso. Também não há qualquer emissão de gases poluentes ou subprodutos nocivos, como óxidos de nitrogênio e dioxinas, o que reduz a emissão de gases de efeito estufa em 50% quando comparado ao processo de incineração.

Publicidade