Funceme divulga prognóstico de chuvas para o trimestre fevereiro, março e abril

O prognóstico também aponta probabilidade de 40% de chances de chuvas em torno da normalidade e 10% acima da média nos próximos três meses


A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgou na quarta-feira (20) o prognóstico de chuvas para o trimestre fevereiro, março e abril. A previsão é de 50% de risco de chuvas abaixo da média no Ceará. A região Centro-Sul do estado é a que mais preocupa em termos de precipitações abaixo da média histórica.

O prognóstico também aponta probabilidade de 40% de chances de chuvas em torno da normalidade e 10% acima da média nos próximos três meses. O resultado foi apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. A ocasião foi transmitida através do canal fundação no Youtube e contou com a participação do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

Diante do risco maior de uma quadra chuvosa negativa neste ano, o secretário alertou para os cuidados com o uso da água em todas as cidades do estado, principalmente, na Região Metropolitana de Fortaleza, que segundo ele apesar da capital ainda contar com uma recarga significativa, o consumo na cidade é considerado alto, ainda mais com a chegada da pandemia. “Temos que cada vez mais buscar eficiência no controle das águas nos nossos reservatórios e também na transferência e distribuição de água para o abastecimento e a agricultura irrigada”, destacou.

Para tranquilizar a população, ele reforçou que o Estado encontra-se preparado para atravessar os períodos críticos de escassez. “A gente sempre trabalha com o olhar para termos água para dois anos em diante, justamente para não ter que restringir água para a população”, afirmou Teixeira.

A usina de dessalinização, projeto tocado pela Cagece, foi apontada como uma das ações que contribuirá para uma convivência adequada com a realidade de secas recorrentes no estado, junto a outras iniciativas que visam também a diversificação da matriz hídrica, como a execução do projeto Malha D’Água e a transposição do rio São Francisco.

Clique aqui para assistir na íntegra o anúncio da Funceme.

Publicidade