Disponibilidade e gestão sustentável da água e do saneamento para todos

Tema fez parte da Campanha de Sensibilização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)


A crise hídrica que levou ao atual racionamento no fornecimento de água na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e voltou a preocupar outras capitais, potencializa a importância do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 06, da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ONU propõe a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos. O tema fez parte da Campanha de Sensibilização sobre os ODS realizada com os funcionários do Paranacidade – serviço social autônomo, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas.

Questionados sobre as alternativas para assegurar água potável e o saneamento para todos, os funcionários feram a seguinte resposta: conscientização, que remete a ações educativas; economizar, em uma clara referência à necessidade de mudança de comportamento; e infraestrutura, sobre a aplicação de recursos públicos e outros investimentos nos setores de captação, tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgotos.

CONSCIENTIZAÇÃO - A pesquisa apontou, também, itens como priorização, tecnologia, uso consciente, preservação de nascentes, universalizar o consumo e investimentos em saúde.

Além de levantar o tema entre o quadro funcional, o Paranacidade pretende, com a realização da Campanha, criar multiplicadores para levar aos municípios os conceitos que compõem a Agenda 2030.

A metodologia utilizada está, inclusive, à disposição de prefeituras e de outras instituições públicas. A ação dura 18 dias, com a apresentação de vídeos e questionamentos sobre todos os ODS.

COMUNIDADES - Na descrição do ODS 06, a ONU estabelece como importante em metas em direção à universalização da distribuição de água potável e do saneamento: participação das comunidades na gestão da água e do saneamento; ampliar a cooperação entre países e na gestão de fontes transfronteiriças; proteger ecossistemas; reduzir a poluição e acabar com o esgoto a céu aberto.

345 CIDADES - No Paraná, todas as 345 cidades atendidas pela Sanepar têm 100% da população urbana abastecida com água potável e 74,2% dos moradores têm acesso à rede coletora de esgoto, bem acima da média nacional de 53,2%, sendo que 100% de todo o esgoto coletado é tratado pela Sanepar – a média nacional de tratamento é de 46,3%. 

"A determinação do nosso Governo é investir fortemente em saneamento, para que mais cidades paranaenses sejam reconhecidas pela qualidade deste serviço", enfatiza o governador Carlos Massa Ratinho Junior.


Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

Publicidade