Projeto PCJ Virtual utiliza ferramenta de “Realidade Virtual”

Projeto de educação ambiental dos Comitês PCJ e Agência das Bacias PCJ entra na era digital com jogo de realidade virtual


Esta sexta-feira, 4 de dezembro, é dia do lançamento do PCJ Virtual, projeto da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ. A iniciativa que utiliza a ferramenta de “Realidade Virtual” e de jogos eletrônicos para disseminar conhecimentos tem apoio da Sanasa Campinas.

O primeiro jogo, “Tesouro das Águas”, trata-se de uma descida virtual de bote que vai desde as nascentes mais distantes do Rio Piracicaba, na zona rural de Sapucaí-Mirim/MG (Bairro Juncal), pelas águas do Rio Camanducaia Mineiro, que encontra o Rio Jaguari, no município de Extrema, ainda em Minas Gerais, passa pelas represas do Jaguari/Jacareí (Sistema Cantareira) e chega em Piracicaba.

Para mais informações acesse: https://www.agencia.baciaspcj.org.br/pcj-virtual/

O projeto estrearia em março, mas devido à pandemia do Covid-19, o lançamento foi adiado para dezembro e acontece pela Internet no site da Agência das Bacias PCJ.  O lançamento presencial está programado em sistema de drive-in, em Piracicaba(SP) no sábado, 5, mas o evento foi cancelado devido ao município ter retornado à fase amarela em relação à pandemia de Covid-19.

“O Projeto PCJ Virtual é um material educativo que atende o objetivo da Política de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, pois contribui para a implementação e o desenvolvimento das diferentes dimensões neste campo, sendo capaz de contemplar os conhecimentos relativos à questão socioambiental e a gestão dos recursos hídricos”, explicou a coordenadora da CT-EA, Ana Lúcia Vieira. “Esta ferramenta lúdica traz possibilidades de trabalhar de forma interdisciplinar, assim como fomentar discussões e reflexões para difundir a compreensão de nossas bacias hidrográficas, fortalecendo e ampliando a construção coletiva e trocas de saberes acerca da realidade local. Para tanto, convidamos você para descer neste bote virtual, inspirando um processo educador que fomenta reflexões, promove informações e efetivos aprendizados”, concluiu.

Será disponibilizado, a toda população, link para download do jogo “Tesouro das Águas”, que pode ser vivenciado com ou sem com óculos de realidade virtual. Cada interessado poderá passar por esta experiência no jogo virtual especialmente produzido para o projeto, que busca a conscientização em torno da proteção dos mananciais.

Idealizado pela Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ, o projeto foi contratado pela Agência das Bacias PCJ, que irá acompanhar todas as atividades. “Os Comitês e a Agência das Bacias PCJ estão começando a usar essa tecnologia virtual para chegar mais próximos da população, em especial das crianças e adolescentes”, destacou o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sergio Razera.

O material poderá ser utilizado por educadores. Além dos links para download do jogo e do vídeo do jogo, também estará disponível uma “Carta aos Educadores” com os assuntos que podem ser abordados em sala de aula a partir do “Tesouro das Águas”.

Fique por dentro por meio do site da Agência das Bacias PCJ (www.agencia.baciaspcj.org.br) e das redes sociais Facebook e Instagram (@agenciapcj).

SERVIÇO

Estreia do PCJ Virtual (Projeto de Educação Ambiental dos Comitês PCJ)

DATA: 04 de dezembro de 2020 (sexta--feira)

LOCAL: Site da Agência das Bacias PCJ (a partir das 9h)

APOIO: SANASA CAMPINAS

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA: comunicapcj@agencia.baciaspcj.org.br

Para mais informações acesse: https://www.agencia.baciaspcj.org.br/pcj-virtual/

Para assistir no YouTube: https://youtu.be/AT5raKjmI4c

Para jogar no celular: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.GameStudio36X.TesouroDasAguas (Android)

https://apps.apple.com/br/app/bacias-pcj-tesouro-das-%C3%A1guas/id1527889978 (IOS)

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