Rio Piava registra os efeitos da estiagem prolongada que atinge várias regiões do Paraná

Nível de água do rio reduz 50% e consumo sobe 14%


O Rio Piava, principal manancial de abastecimento de Umuarama, também registra os efeitos da estiagem prolongada que atinge várias regiões do Paraná. A vazão teve uma queda de 50%, fazendo com que a Sanepar acenda o alerta na região Noroeste. A Barragem do Rio Piava abastece 93% dos moradores da cidade de Umuarama. Os outros 7% são atendidos por dois poços tubulares profundos.

A redução na vazão acontece em paralelo ao aumento da demanda. O consumo de água em setembro deste ano bateu recorde, chegando a média diária de 24 milhões de litros de água. No mesmo período do ano passado, a média não passou dos 21 milhões de litros. Para garantir o abastecimento aos mais de 112 mil moradores da sede urbana, a Sanepar ampliou em 14% a  produção e distribuição de água potável na cidade

O alerta se dá em função das previsões que indicam poucas chuvas ao longo do verão que se inicia neste mês. Técnicos do Simepar confirmam que a precipitação pluviométrica só deve entrar na normalidade a partir de fevereiro do próximo ano. Com a chegada da estação de altas temperaturas, há o consequente aumento no consumo de água. Por isso, a Sanepar alerta para que a população use a água de forma racional. “O alerta é preventivo. Queremos passar o verão de forma tranquila e mantendo o abastecimento em níveis normais para evitar que Umuarama precise adotar medidas mais extremas como o rodízio, destaca o gerente regional da Sanepar em Umuarama, Carlos Henrique Gonçalves.

Economia– No momento, é imprescindível que todos colaborem, adotando hábitos de consumo racional da água. A orientação é priorizar o uso para alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize.

Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas pode contribuir muito com o consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza de calçadas, por exemplo, ou até mesmo na rega de hortas e jardins. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são outras ações que representam muito na economia de água.

Ao encontrar qualquer tipo de vazamento de água na rua, a população deve avisar imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Publicidade