CASAN amplia o Sistema de Esgotamento Sanitário de Araquari

Entre os investimentos estão uma nova Estação de Tratamento, que vai trazer mais condições de saúde para o município


Mais condições de saúde e de desenvolvimento para a cidade estão entre os benefícios que a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Bairro Itinga trará para moradores do município de Araquari. A infraestrutura que está sendo implantada permitirá que o município passe a 34% de cobertura com coleta e tratamento de esgoto.

A previsão é de finalização do sistema do Bairro Itinga em janeiro de 2021, com início de pré-operação no primeiro semestre do ano que vem.

Prevenção de diversas doenças
No esgoto doméstico há organismos vivos como bactérias, vírus, vermes e protozoários, que são liberados juntos com as fezes humanas.

Quando o tratamento individual de fossa e sumidouro não é eficiente, o que é muito comum, ou o imóvel não está ligado à rede coletora de esgotos da CASAN, os resíduos acabam chegando a córregos e rios, poluindo o ambiente e trazendo mais riscos de transmissão de doenças.

Entre as principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário estão Diarreia Aguda, Febre Tifoide, Cólera e Hepatite. O sistema de coleta e tratamento colabora para evitar a contaminação das pessoas e a transmissão dessas doenças.

Valorização de imóveis
Do ponto de vista econômico também há ganhos. Os avanços na qualificação do espaço urbano conquistados pelos investimentos em infraestrutura incluem a valorização dos imóveis, principalmente nos pertencentes às famílias de menor rendimento, cuja moradia é quase que exclusivamente o único patrimônio.

Ligação de esgoto
No entanto, a CASAN reforça aos moradores do bairro Itinga que ainda não está autorizada a conexão dos imóveis à rede coletora de esgotos que está em implantação.

Somente quando a Estação de Tratamento que vai atender este bairro estiver concluída, e todo o sistema estiver finalizado, os moradores serão orientados a direcionar o esgoto de suas residências ao sistema público de coleta e tratamento.

Infraestrutura para a cidade
As obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário para o Bairro Itinga estão permitindo a implantação de 2.700 novas ligações e um total de 16 quilômetros de redes coletoras.
O esgoto será depurado na nova Estação de Tratamento de Esgotos, que está sendo finalizada. O investimento da Companhia em sistemas de esgoto no município ultrapassa R$ 20 milhões, sendo que na área Central da cidade a rede já está em operação desde 2018, beneficiando cerca de 2.500 moradores.

Saiba Mais:

Principais doenças relacionadas com a ausência de esgotamento sanitário:


- Diarreia Aguda
- Febre Tifoide
- Cólera
- Hepatite A
- Poliomielite
- Esquistossomose
- Teníase

Como os esgotos podem transmitir doenças?
•  Pelo contato direto da pele com o solo contaminado por esgoto;
•  Pelo contato direto da pele com a água contaminada por esgoto;
•  Pela ingestão de alimentos irrigados com a água contaminada por esgoto;
•  Pela ingestão de alimentos contaminados por vetores, especialmente moscas que pousam em águas poluídas e em fezes;
•  Pela ingestão de alimentos manuseados sem a devida higiene pessoal.

Publicidade