Diretores da Corsan destacam ações da companhia no evento Semana de Conhecimento do BID

Representantes da companhia participaram do painel “Impacto da pandemia e perspectivas dos serviços de água e esgotos na nova normalidade”


Atendendo a convite do o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  o diretor-presidente, Roberto Barbuti, e o diretor Comercial, de Inovação e Relacionamento, Jean Bordin, participaram esta semana de forma virtual, junto com outros representantes de serviços de água e esgotos da América Latina, da “Semana de Conhecimento” da Divisão de Água e Saneamento (WSA), daquele Banco. O evento tem como objetivo contribuir para fortalecer conhecimentos técnicos e disseminar práticas no setor do saneamento. 

O presidente participou do painel “Impacto da pandemia e perspectivas dos serviços de água e esgotos na nova normalidade”, destacando aspectos operacionais. Acompanhado do diretor de Operações, André Finamor, e do superintendente de Governança Corporativa, Gestão de Riscos e Conformidade, Douglas Casagrande, ele iniciou sua manifestação ressaltando que é um compromisso da sua geração a universalização dos serviços de água e esgotos. “Quanto à água já alcançamos nosso objetivo, mas ainda temos um caminho a percorrer na questão do esgotamento sanitário. Nesse sentido, temos importantes investimentos em andamento”, disse o presidente. 

Ele informou que, apesar da pandemia, foram implantadas melhorias no atendimento aos consumidores, destacando o acesso facilitado aos canais digitais, a implantação de totens de autoatendimento e, no que diz respeito à operação, a implantação do programa de automação das ETAs, chamado 4.0, a aceleração da instalação de Centro de Controles Operacionais e do georreferenciamento das cidades, num processo que estará concluído até o fim do próximo ano. Outro aspecto destacado por Barbuti foi o convênio com universidades para o desenvolvimento de tecnologia na área de saneamento, num primeiro momento já assinado com a Unisc. 

Sobre os efeitos da pandemia, disse que foi criado um Comitê de Crise para o enfrentamento à pandemia de Covid-19, com o objetivo de gestão das medidas a serem tomadas, com a identificação dos riscos e monitoramento de ações de prevenção. Porém informou que, mesmo assim, houve um aumento temporário da inadimplência em decorrência da suspensão da leitura e dos cortes do serviço, mas a situação já está sendo normalizada e que os esforços foram no sentido de manter os serviços de água e esgotos operando normalmente. Por fim destacou a ocorrência, até o momento, de 69 casos de Covid-19 entre os 5.700 funcionários, e um único óbito foi registrado, sendo de um colaborador que estava, inclusive, em home office.

Plataforma de sustentabilidade

No primeiro dia do evento, o diretor Comercial, de Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin, apresentou a plataforma de sustentabilidade H2OJE, que é uma das três finalistas do prêmio “Ideas en Acción”. Conforme o diretor, a iniciativa surgiu da necessidade de potencializar uma mudança de cultura na sociedade. O H2OJE disponibiliza um game para o público infantil, materiais didáticos e uma série animada, sempre com foco na preservação da água e do meio ambiente. 

“A Companhia desenvolveu o projeto em parceria com uma startup, fomentando o ecossistema de inovação. É uma plataforma dinâmica e sustentável, que apresenta dicas e conceitos aplicáveis à realidade, gerando conscientização e contribuindo concretamente para a preservação da água e para o futuro das próximas gerações”, destacou Bordin, acrescentando que a Corsan é a primeira empresa brasileira a lançar um app com essa proposta. O prêmio “Ideas en Acción” visa celebrar inovações implementadas por companhias de saneamento da América Latina e do Caribe. Os vencedores serão conhecidos no mês de dezembro. A apresentação ocorreu em uma aula virtual sobre o tema “A inovação e o futuro da água e do saneamento”, moderada por Anamaria Núñez, especialista em comunicação do BID. A Semana do Conhecimento WSA 2020 ocorreu virtualmente na terça (17) e na quarta-feira (18).

Publicidade