Estação de Tratamento de Esgoto de Concórdia está preparada para entrar em plena operação

CASAN orienta para que moradores realizem a ligação domiciliar ao sistema de esgoto para que a ETE funciona de forma adequada


Operando e sendo monitorada de forma permanente, a Estação de Tratamento de Concórdia segue preparada para receber os esgotos dos imóveis dos bairros Jardim, Vista Alegre, Centro, Imigrantes, São Miguel, Liberdade, Floresta, Imperial, Sunti, Nazaré e Nações.

“Estamos acompanhando o funcionamento e realizando análises, mas precisamos da colaboração dos moradores para que o esgoto chegue em maior quantidade à unidade, para que ela entre em plena operação”, informa o engenheiro da CASAN Daniel Crippa, que esta semana vistoriou a unidade.

Nesta primeira etapa, a unidade capaz de depurar até 60 litros por segundo – praticamente 5 milhões de litros/dia – vai proporcionar uma cobertura de 42% de coleta e tratamento à Concórdia. O Sistema é também formado por três mil esperas para ligações domiciliares (as Caixas de Inspeção), quatro estações elevatórias, 57 quilômetros de redes coletoras e seis quilômetros de emissários terrestres.

Orientação profissional

Para conexão ao sistema, a orientação da Companhia é de que os proprietários busquem o auxílio de um encanador, pedreiro ou de um instalador hidráulico para verificar as instalações internas de esgoto. Depois é necessário providenciar adaptações para que o fluxo seja direcionado à Caixa de Inspeção (CI) instalada em frente aos imóveis. 

A Caixa de Inspeção é o ponto que marca até onde a CASAN tem responsabilidade sobre o sistema de esgoto. Na parte interna, o morador precisa fazer as adaptações para que possa ser atendido com os serviços de coleta e tratamento já disponíveis.

A CASAN já realizou um curso gratuito para profissionais (encanadores, instaladores hidráulicos e pedreiros) da cidade. Nomes e contatos desses profissionais podem ser obtidos AQUI

Concórdia recebeu uma unidade capaz de depurar até 60 litros por segundo – praticamente 5 milhões de litros/dia. A ligação dos imóveis ao sistema é fundamental para que toda a infraestrutura funcione de forma adequada e colabore com mais condições de saúde e conservação do ambiente no município

Publicidade