Hipoclorito de sódio como ferramenta de tratamento de água

Solução apresenta propriedades oxidantes, branqueantes, desinfetantes e apresenta um baixo custo


Com o intuito de acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade, a ONU criou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para serem executados até 2030. O objetivo número 06 tem como meta assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento e alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, além de fortalecer a participação das comunidades locais. No entanto, após cinco anos do estabelecimento destas metas, a pandemia abriu novamente a discussão sobre o tema. No Brasil, no entanto, a universalização do acesso à água potável e ao tratamento de esgoto ainda é um sonho distante, mas que tem solução.

Mas, nem tudo são más notícias. Existem soluções eficazes e de baixo custo que são usadas nas Estação de Tratamento de Água (ETA) para levar água tratada para todos de maneira segura. É o caso do Hipoclorito de Sódio, que possui propriedades oxidantes, branqueantes e desinfetantes, servindo também para inúmeras outras aplicações como: produção de água sanitária, lavagem e desinfecção de frutas e legumes, tratamento de piscinas, tratamento de efluentes industriais, branqueamento de celulose e têxteis e como intermediário de reação na produção de diversos produtos químicos.

Fabricado pela Sabará Químicos e Ingredientes, uma das unidades de negócios do Grupo Sabará, o Hipoclorito de Sódio é de suma importância para o aprimoramento da higiene e consequentemente na melhora da qualidade de vida das pessoas, por ser o desinfetante de ação rápida e com baixo custo mais amplamente utilizado pela sua diversidade de uso.

— O hipoclorito de sódio é muito utilizado no tratamento de água, pois é bastante prático e, se dimensionado adequadamente, é mais viável do que o uso de pastilhas de cloro, por exemplo. Além disso, apresenta uma excelente solubilidade em água e tem rápida ação — explica Lucas Donato, gerente comercial da unidade de negócio Sabará Químicos e Ingredientes, pertencente ao Grupo Sabará.

Acredita-se que o setor de fornecimento de químicos e tecnologias para o tratamento de água e esgoto cresça consideravelmente durante a próxima década, e a Sabará Químicos e Ingredientes já oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global.

Publicidade