ANA tem projeto entre os finalistas do Water ChangeMaker Awards

Projeto Produtor de Água no Pipiripau tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau


Nesta semana, a Parceria Global pela Água (GWP na sigla em inglês) revelou a lista com os 12 projetos finalistas do Water ChangeMaker Awards, premiação que reconhece iniciativas de todo o mundo que promovem mudanças socioambientais por meio das águas. Entre os finalistas está o Projeto Produtor de Água no Pipiripau, iniciativa que conta com a atuação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e uma série de instituições parceiras que podem ser acessadas em: www.produtordeaguapipiripau.df.gov.br.

Os vencedores serão conhecidos durante a 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26), em Glasgow, Escócia, em data a ser definida em 2021. Inscrito na premiação pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA); o Produtor de Água no Pipiripau concorrerá com ações realizadas nos seguintes países: Bangladesh, Bolívia (2), Butão, Canadá, Egito, Equador, Filipinas, Honduras, México e Quênia.

Vigente até 2023, o Produtor de Água no Pipiripau tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental da bacia hidrográfica do ribeirão Pipiripau de modo a ampliar a oferta de água que abastece cerca de 180 mil habitantes do Distrito Federal e melhorar a qualidade do recurso. Devido à sua baixa disponibilidade hídrica – principalmente nos períodos mais secos do ano –, a bacia tem um histórico de conflito pelo uso da água, que vem sendo amenizado desde o início do Projeto em 2012.

Na bacia, que ocupa uma área de 23.527 hectares (90,3% no DF e o restante em Goiás), o uso preponderante da água é para irrigação, principalmente de hortaliças. Isso acontece especialmente por conta do canal de irrigação Santos Dumont, que utiliza água do ribeirão e teve sua revitalização entregue recentemente em 2 de outubro. Outros usos expressivos são a dessedentação de animais e a aquicultura.

O Programa Produtor de Água

Criado em 2001, o foco do Programa Produtor de Água é o estímulo à política de pagamento por serviços ambientais (PSA), que recompensa os produtores rurais por ações de conservação de água e solo. Com o objetivo de proteger os recursos hídricos no Brasil, a ANA apoia projetos que visam à redução da erosão e do assoreamento de mananciais no meio rural, melhorando a qualidade e a oferta de água – inclusive aquela que chega às cidades para seu abastecimento.

A ANA apoia projetos do Produtor de Água por todo o Brasil, beneficiando habitantes das regiões metropolitanas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO), Rio Branco (AC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Brasília (DF). Cerca de 1.200 produtores rurais já aderiram à iniciativa e esses projetos abrangem uma área de cerca de 400 mil hectares, dos quais 40 mil já foram recuperados pelo Produtor de Água.

Monitor de Secas

Outro trabalho com participação da ANA reconhecido pelo Water ChangeMaker Awards foi o Monitor de Secas, que monitora o fenômeno em 18 estados e no Distrito Federal. Escolhida entre os 78 semifinalistas da premiação internacional, a iniciativa é coordenada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), e conta com a parceria de mais de 40 instituições estaduais de recursos hídricos, clima e outras ligadas ao tema.

Na fase semifinal, o júri do Water ChangeMaker Awards selecionou 78 projetos desenvolvidos no Brasil e em outros 40 países: na África do Sul, Áustria, Bangladesh, Bolívia, Bulgária, Butão, Canadá, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Egito, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, Granada, Guatemala, Honduras, Índia, Indonésia, Israel, Itália, México, Moldávia, Nepal, Países Baixos, Panamá, Paquistão, Peru, Quênia, Reino Unido, Sri Lanka, Sudão, Tanzânia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Uzbequistão e Zâmbia.

Publicidade