Ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma

Obras estão intensificadas para a conclusão da estruturação da Casa de Sopradores


As obras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Criciúma, avançam em diferentes frentes de trabalho. Na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Santa Luzia, a ampliação está em sua segunda etapa de execução com serviços na Casa de Sopradores. Além disso, está sendo realizada a instalação da rede coletora e emissários, em ruas do bairro São Luiz.

Nessa semana, foi finalizada a fundação da estrutura da Casa de Sopradores e as equipes estão montando a armadura e formas para concretagem da laje inferior, na ETE.

Essa edificação faz parte do novo Tanque de Aeração. É nessa estrutura que a matéria orgânica presente no esgoto é degradada pela ação de micro-organismos que necessitam de oxigênio para realizar suas funções. O oxigênio necessário para que este processo ocorra é fornecido pelo sistema de sopradores.

Evolução da obra nas ruas

Nesta semana, frentes de trabalho estão nas ruas Júlio de Castilho e Rodrigues Alves, no bairro São Luiz, e está sendo executado o assentamento da tubulação da rede coletora de esgoto e instalação das Caixas de Inspeção para as ligações domiciliares.

A previsão para as próximas semanas é que os trabalhos avancem pela Avenida Santos Dumont e sigam em paralelo à obra do Binário.

A Companhia pede que os condutores que passarem pelos trechos com obras fiquem atentos. Com as frentes de trabalho atuando nas vias, o trânsito fica parcialmente interrompido sempre entre esquinas para não atrapalhar o fluxo de veículos.

Texto e foto: Eloise de Lima/ Projeto Socioambiental das Obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário para o Bairro São Luiz / Criciúma

Publicidade