CASAN reduz vazão da Estação de Tratamento de Balneário Piçarras para não comprometer abastecimento

Mananciais que são utilizados para captação estão muito abaixo do habitual


Devido à falta de chuvas e ao início do plantio do arroz irrigado, a CASAN de Balneário Piçarras está executando manobras operacionais para não comprometer o Sistema de Abastecimento de Água (SAA).

Os dois mananciais de captação, os Rios do Peixe e Piçarras, estão com seus volumes muito abaixo do habitual.

Os técnicos estão reduzindo a vazão da água na saída da Estação de Tratamento em um volume que seja suficiente para manter o abastecimento sem ameaçar o sistema. A operação, porém, pode gerar intermitências no abastecimento, especialmente em áreas mais distantes ou mais elevadas.

“As temperaturas estão muito altas, o tempo está seco e o consumo subiu”, explica o chefe do escritório local, Lino José de Aviz Netto. “Contamos com a colaboração de todos para usar somente o essencial e, assim, atravessarmos esse momento crítico”.

Lino Netto aproveita para relembrar aos moradores a importância de instalar reservatório adequado nos imóveis, com capacidade suficiente para atender os moradores da residência por pelo menos 24 horas. “Além de obrigatória, a caixa d’água é uma reserva de segurança para a própria família”.

No site da Companhia, há uma série de dicas de economia de água:

SOB O CHUVEIRO
Depende muito do tipo de chuveiro, se você mora em casa ou apartamento, mas em média gasta-se em torno de 6 litros de água por minuto. Então, em um banho de 20 minutos o gasto de água pode chegar a 120 litros. Em um banho de 5 minutos é possível reduzir o uso para 30 litros.
- Evite escovar os dentes, se barbear ou depilar embaixo do chuveiro.

ESCOVAR OS DENTES
Quando você escova os dentes durante 5 minutos com a torneira não muito aberta gasta aproximadamente 12 litros em casa e 80 litros em apartamento. Se fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo d’água pode economizar 11,5 litros em casa e 79 litros em apartamento.

VASO SANITÁRIO
Um vaso sanitário com válvula e tempo de acionamento de 6 segundos gasta cerca de 12 litros.
Uma válvula defeituosa pode gastar até 30 litros. Por esta razão deve-se manter a válvula da descarga sempre regulada, consertando-se os problemas assim que forem notados.
 

HÁBITOS NA COZINHA
Lavar louça durante 5 minutos com a torneira continuamente aberta gera um gasto aproximado de 75 litros. Se você ensaboar a louça e abrir a torneira somente para enxaguar, reduzindo o tempo para a metade (cerca de 2 minutos e meio), vai economizar 1.000 litros no final do mês (reduzindo 1 m³ de sua conta).

CUIDADOS NO PÁTIO
Lavar calçadas com a mangueira é um hábito comum e que gera grande consumo de água: em 15 minutos são perdidos 279 litros. Usar a vassoura para tirar a sujeira mais grossa, e reaproveitar a água da máquina de lavar roupas, ou aquela em que as roupas foram deixadas de molho, também vai ajudar a manter a casa limpa e, ao mesmo tempo, economizar água.

PARA MOLHAR AS PLANTAS
As plantas precisam de água, mas prefira o regador à mangueira. E regue as plantas nas primeiras horas da manhã ou no final de tarde para ter um aproveitamento maior de água, evitando a rápida evaporação nos horários de sol forte.

LAVAÇÃO DOS CARROS
Lavar o carro durante 30 minutos com a mangueira não muito aberta gasta 216 litros de água. Com meia volta de abertura o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, lave o carro somente uma vez por mês e com balde: nesse caso o consumo é de apenas 40 litros.
 

TORNEIRAS PINGANDO
Ao fechar a torneira certifique-se de que ela não ficou pingando. Uma torneira apenas gotejando desperdiça 48 litros por dia. Se a água fluir em forma de filete desperdiça de 180 a 750 litros por dia.

Publicidade