Saneago realiza força-tarefa para combater perda de água por vazamentos ocultos

Ação visa garantir o abastecimento de água para enfrentar a estiagem


Enquanto a média nacional de perdas de água na distribuição é de 38,5%, no estado de Goiás esse índice marca 29,2% – o menor do País. Já Goiânia, com 21,7%, está classificada como a segunda melhor capital brasileira no quesito. Os dados são do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) e demonstram o reflexo do trabalho contínuo de redução de perdas da Saneago.

Neste ano de 2020, a Companhia executa a maior força-tarefa de caça a vazamentos ocultos já realizada no Brasil. Além da Capital, a iniciativa abrange os municípios de Trindade e Aparecida de Goiânia. As ações tiveram início em janeiro e foram intensificadas a partir de junho, visando assegurar reforço ao abastecimento da Região Metropolitana durante o período de estiagem.

As equipes já vistoriaram mais de 333 mil ligações, o que representa 44% das cerca de 757 mil existentes nesses municípios. Com isso, foram substituídos quase dois mil ramais e retirados mais de 18 mil vazamentos visíveis e não visíveis. “Temos feito muitas melhorias para que não falte água para ninguém. Desde a estiagem do ano passado, não paramos. E a questão das perdas é fundamental nesse aspecto. Apesar dos baixos índices que já registramos em Goiás, nosso objetivo é reduzi-los cada vez mais”, declara o presidente da Companhia, Ricardo Soavinski.

A força-tarefa faz parte de um programa permanente executado em todos os 226 municípios onde a Saneago opera, que inclui grande conjunto de serviços operacionais, como automação dos sistemas, varetamento, instalação de Válvulas Redutoras de Pressão e controladores Day Night. Os resultados desse trabalho atestam o compromisso da Companhia com a prioridade no combate às perdas, garantindo menos desperdício e mais água na torneira para os clientes.

Instrumentos

O mutirão de caça a vazamentos ocultos da Saneago é realizado por meio de varetamento com haste de escuta. Esse aparelho possui uma base de apoio para o ouvido e, ao ser encostado no kit cavalete, permite a reverberação do chiado da água quando há vazamentos não visíveis. Outras tecnologias são utilizadas para evitar rompimentos de tubulações e, consequentemente, reduzir as perdas de água na distribuição. Entre elas, as Válvulas Redutoras de Pressão e os controladores Day Night. Ambos são dispositivos mecânicos que protegem o sistema, atuando no sentido de controlar a pressão nas redes.

Publicidade