Guia Prático para o Desenvolvimento de Planos Municipais de Segurança da Água dos Comitês PCJ

Evento de lançamento será às 14h, no dia 21 de outubro, em plataforma digital


Os Comitês PCJ e a Agência das Bacias PCJ lançam no próximo dia 21 de outubro (quarta-feira) o Guia Prático para o Desenvolvimento de Planos Municipais de Segurança da Água. O evento será das 14h às 17h, em plataforma digital. O lançamento é uma realização da Câmara Técnica de Saúde Ambiental (CT-SAM) dos Comitês PCJ, a qual acompanhou o desenvolvimento do material, em conjunto com a Coordenação de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ. Os interessados poderão participar do webinar pelo link https://www.youtube.com/watch?v=XbLKY362eds.  Não é necessário fazer inscrição.

O Guia tem o objetivo de fornecer aos responsáveis pelos Sistemas de Abastecimento de Água, independentemente do seu porte, diretrizes gerais para a elaboração, implantação, manutenção e verificação de um Plano Municipal de Segurança da Água, a fim de garantir que a água distribuída não ofereça risco à saúde pública, apresente padrões de qualidade uniformes e de acordo com as exigências da legislação vigente.

O Plano Municipal de Segurança da Água é o instrumento que identifica e prioriza perigos e riscos em um sistema de abastecimento de água, desde o manancial até o consumidor, visa estabelecer medidas de controle para reduzi-los ou eliminá-los, e assegura de forma consistente a segurança do abastecimento público. 

De acordo com os organizadores, o webinar de lançamento do Guia busca divulgar aos operadores dos serviços de saneamento a importância da elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água, além de compartilhar experiências em âmbito nacional e internacional e apresentar o “Guia Prático para a elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água” como um ferramenta de suporte aos munícipios na elaboração de seus Planos.

O público-alvo do evento são os operadores dos sistemas de abastecimento de água, Agências Reguladoras de Saneamento, Prefeituras, Vigilâncias em saúde e outros. Ainda que a temática sobre os Planos de Segurança da Água seja pauta de debate em outros Comitês de Bacias, os Comitês PCJ são pioneiros em elaborar um Guia que busca apoiar a atuação dos serviços de saneamento que atuam na região.

“O Guia elaborado busca atender as diretrizes da recente Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ, aprovada em 2018 pela Deliberação n° 309/2018, consubstanciando, portanto, importantes subsídios para que os sistemas de abastecimento público das Bacias PCJ operem em sintonia com as melhores práticas de gestão estabelecidas internacionalmente”, ressaltou o coordenador de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ, Eduardo Léo.

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO GUIA PRÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANO MUNICIPAIS DE SEGURANÇA DA ÁGUA

DATA:  21 de outubro de 2020 (quarta-feira)

HORÁRIO: 14h00 – 17h00

LINK: https://www.youtube.com/watch?v=XbLKY362eds

PROGRAMAÇÃO

14h00 – 14h30  Abertura, boas vindas e contextualização - Luciana de Souza (IPSA-C/ Coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Ambiental – CT-SAM – dos Comitês PCJ)

Luiz Roberto Moretti (Secretário-Executivo dos Comitês PCJ); Sergio Razera (Diretor-Presidente da Agência das Bacias PCJ); Profa. Dra. Dejanira de Franceschi de Angelis (Rotary Club de

Rio Claro-Cidade Azul/CT-SAM)

14h30 – 15h00 A Política de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ

Palestrante e instituição: Adriana Corrêa (IPSA-C/CT-SAM)

15h00 – 15h30 Breve Histórico sobre os pilotos realizados nas Bacias PCJ

Palestrante e instituição: Claudoaldo Viana (DAE Sta. Barbara d’Oeste - Comitês PCJ

15h30-16h00 Palestra – Estado da arte a nível internacional dos Planos de Segurança da Água

Palestrante e instituição: Prof. Dr. José Manuel Pereira Vieira (Consultor da Fundação

para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia – FDTE)

16h00-16h30 Apresentação do Guia Prático para elaboração de Planos Municipais de Segurança da Água

Palestrante e instituição: Prof. Dr. José Carlos Mierzwa- (FDTE)

16h30-16h55 Esclarecimento de dúvidas

16h55-17h00 Encerramento e próximos passos

Publicidade