7º Seminário de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética

Edição 2020 do evento, realizada de forma online, visa compartilhar práticas positivas em relação a perdas de água e eficiência energética


Por Murillo Campos

Na terça, 29 de setembro, foi realizado o último webinar do 7º Seminário de Gestão de Perdas de Água e Eficiência Energética, que tratou sobre a metodologia de cálculo dos índices de perdas. O seminário tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências práticas para o enfrentamento das perdas de água e a busca de eficiência energética nos sistemas de abastecimento.

Participaram da discussão Ivan de Carlos, coordenador do Setor de Análise de Desempenho dos Sistemas e Cadastro Técnico – Sanasa Campinas; Alex Orellana, gerente do Departamento de Gestão do Programa Corporativo de Redução de Perdas de Água – Sabesp; e, Mário Augusto Baggio, CEO da HWater Solutions e da WaterDBEducation Solutions.

O debate teve a apresentação de Ricardo Rover Machado, coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES e a moderação de Carlos Berenhauser, diretor da ABES-SP e coordenador da CT de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da Seção.

Na oportunidade, os palestrantes abordaram como é contabilizado os indicadores de perdas, mecanismos para gestão das informações, monitoramento do sistema de abastecimento e programas de controle de perdas, entre outros aspectos. Clique aqui e assista ao evento completo. 

O seminário é uma realização da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES, em parceria com as Seções estaduais da ABES: Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Seminário Nacional de Perdas

Ao todo, foram cinco webinares gratuitos e especiais do seminário no programa ABES Conecta para promover a discussão sobre o controle e gestão de perdas de água e eficiência energética, voltado a todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos na temática.

O evento foi aberto, em 1º de setembro, com a Palestra Magna “Eficiência Energética e Gestão de Perdas”, ministrada por Paulo Massato, diretor metropolitano da Sabesp.

O segundo webinar falou sobre “O impacto da Gestão de Perdas nos Recursos Hídricos”.

Já o terceiro encontro abordou as alternativas energéticas no saneamento.

E o quarto tratou sobre a taxa natural de crescimento das perdas.

ABES Conecta

Sucesso da associação, o programa ABES Conecta disponibiliza conteúdo qualificado em webinares gratuitos e cursos pagos sobre os temas mais relevantes do setor de saneamento e meio ambiente. Já são mais de 115 mil visualizações nas transmissões!

Clique aqui para conhecer nossas Câmaras Temáticas. Ainda não é um associado da ABES? Clique aqui e junte-se a nós!

As opiniões emitidas neste evento não exprimem, necessariamente, a visão da ABES.

Publicidade