Reunião do Consórcio PCJ oficializa novo Conselho de Transição

Presidente do conselho será Maurício Janssen da Rhodia Solvay


O Consórcio PCJ realizou na última quinta-feira (17) pela primeira vez em sua história, a 86ª Reunião Plenária da entidade em formato digital, devido à pandemia de Covid-19. O encontro oficializou o Conselho de Transição, que conduzirá a entidade a partir de primeiro de janeiro de 2021 até 31 de março do mesmo ano, em razão da vacância dos prefeitos na presidência da entidade devido às eleições municipais. Na ocasião também houve diversas homenagens ao atual presidente da entidade e prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, pelos 4 anos que ficou a frente do Consórcio PCJ.

O representante da Rhodia Solvay, Maurício Janssen, foi nomeado como Presidente do Conselho de Transição, que ainda terá como vice-presidentes, o sr. Fernando Mangabeira, da BRK Ambiental, e o sr. Jacy do Prado Barbosa, da AEGEA Mirante. O Conselho conta também com 5 conselheiros: Edson Carlos Giusti, da Klabin; Cinthia Silva de Vecchi Hax, da Ypê; Fernando Henrique Bordrin da Usina Ester; Hélio Rubens Figueiredo, da Sabesp; e Arly de Lara Romeo, da Sanasa Campinas. A composição do Conselho foi realizada em reunião do Grupo das Empresas Associadas, realizada no dia 21 de agosto, e ratificada nessa quinta-feira pelo Plenário do Consórcio PCJ.

“É com bastante orgulho que assumo a presidência desse conselho de transição. É uma enorme responsabilidade para nós empresas já que não somos especializados em setor de água. Agradeço ao Bil pela excelente condução e trabalho nesses últimos quatro anos e agradeço a confiança que depositam em nós nesse novo momento que deve se iniciar em breve”, discursou o Presidente do Conselho de Transição, Maurício Janssen.

Janssen em seu primeiro ato como presidente do Conselho de Transição reconduziu aos cargos de secretário executivo do Consórcio PCJ, o Sr. Francisco Lahóz, e como subsecretária executiva e gerente administrativa, a Sra. Jussara Cordeiro Santos.

Visivelmente emocionado, o Presidente Bill agradeceu a confiança depositada nele em conduzir uma entidade tão gabaritada como o Consórcio PCJ. “Não foi fácil esses quatro anos, mas com a equipe técnica que o Consórcio tem conseguimos atender a demanda”, atentou.

DAEE apresenta situação das barragens de Amparo e Pedreira

A gerente socioambiental do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE), Ligia Oliveira, participou da reunião plenária para dar esclarecimento sobre a situação dos reservatórios de Amparo e Pedreira. Segundo ela, a barragem em Pedreira deve ficar pronta em dezembro de 2021 e a de Duas Pontes, em Amparo, em novembro de 2022.

Ligia atentou para o investimento que está sendo feito nas Bacias PCJ e que apesar de alguns entraves burocráticos as obras em Amparo seguem conforme o planejado. “Precisamos organizar uma nova comitiva das lideranças do PCJ para outra visita às obras. São 740 milhões de investimento nas duas obras da Bacia PCJ. A Barragem Duas Pontes foi iniciada há dois meses e já está com 10% de avanço físico”, comentou.

Ela também lembrou que serão investidos pelo DAEE R$ 154 milhões de reais para adequações de sistemas de afastamento e tratamento terciário nos municípios de Amparo e Monte Alegre do Sul, garantindo recuperação da qualidade da água no rio Camanducaia.

Situação Hídrica durante a estiagem gera atenção

O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas na capital e outros 3 milhões nas Bacias PCJ, está com seu volume de armazenamento em 44,1%, em estado de atenção, enquanto as chuvas seguem escassas no mês de setembro, com temperaturas altas, o que aumento a pressão sobre consumo de água.

“A perspectiva para os próximos meses indica que a partir do final de outubro tenhamos um índice de chuva bastante próximo da média histórica. Para a próxima semana devemos ter precipitações, mas nada significativa, nada acima de 5 mm por dia. Temos temperaturas máximas muito elevadas batendo recorde. Em Campinas tivemos o recorde de 35 graus de temperatura neste inverno”, esclareceu o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad.

O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, indicou medidas que podem amenizar os impactos da estiagem nesse período. “É importante investir em mecanismos como cisternas, bacias de retenção e piscinões ecológicos para que se consiga recarregar o lençol freático e auxiliar na disponibilidade hídrica da região”, atentou.

Exclusão do Município de Jarinu do quadro de associados ao Consórcio PCJ

Seguindo o procedimento de cobrança de inadimplentes, o Conselho de Associados ao Consórcio PCJ votou hoje pela exclusão do município de Jarinu (SP) do quadro de associados. A dívida da cidade com a instituição soma R$ 45.300,00.

A deliberação do Conselho de Associados atendeu à uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que audita as contas do Consórcio PCJ, e tem apontado em suas sentenças a necessidade de implantação de procedimento para cobrança de inadimplentes e consequente exclusão do quadro de associados à entidade em caso de ausência de acordo sobre os débitos atrasados e retomada da assiduidade dos pagamentos mensais.

Caso o município procure a Secretaria Executiva do Consórcio PCJ para solicitar novo acordo de parcelamento dos débitos atrasados com a retomada do pagamento das mensalidades assiduamente, a cidade poderá ser reintegrada ao quadro de associados. Exemplo seguindo pelo município de Paulínia, que após a exclusão ao final de 2019 procurou o Consórcio, efetuou acordo e foi reintegrado ao quadro de associados, na Reunião Plenária de março de 2020.

Projeto Bônus Motor da CPFL Energia

Ao final da reunião, a analista de projetos de eficiência energética da CPFL Energia, Nathana Luíza Monteiro Silva, realizou apresentação sobre o projeto Bônus Motor, pelo qual é possível obter desconto na troca do motor da sua empresa por um motor elétrico mais eficiente e econômico.

Mais informações podem ser obtidas pelo Link: 

https://www.youtube.com/watch?v=Q0SZ6m58Cgc

Publicidade