IMA emitiu a Licença Ambiental de Operação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Laguna

Com 101.777 metros de rede coletora e 10 Estações Elevatórias de Esgoto e respectivos emissários de recalque, o sistema beneficia 69,94% da população


O Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina emitiu a Licença Ambiental de Operação (LAO) 5804/2020, atestando a regularidade da operação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Laguna.

O SES Laguna atende as Bacias A, B, C, D E e F, contemplando os bairros Mar Grosso, Navegantes, Magalhães, Vila Vitória, Centro, Progresso, Esperança e Portinho. 

Com 101.777 metros de rede coletora e 10 Estações Elevatórias de Esgoto e respectivos emissários de recalque, o sistema beneficia 69,94% da população urbana do município, com 11.256 ligações. 

A Estação de Tratamento de Esgoto, implantada na Vila Vitória, é composta por duas unidades, uma com vazão de 30 l/s e outra com vazão de 60 l/s, ambas com as seguintes etapas: tratamento preliminar, tratamento primário, tratamento secundário e tratamento terciário, este último considerado o mais completo, pois remove inclusive os nutrientes fósforo e nitrogênio, além da carga orgânica.

A LAO do Sistema de Esgotamento de Laguna, concedida após a execução de todos os ajustes solicitados pelo IMA na unidade de tratamento, autoriza também a interligação e entrada em operação do Emissário Terrestre que liga a rede coletora da Bacia A à ETE, atestando a regularidade técnica do sistema que coleta e trata o esgoto do município. A Bacia A abrange a região do Mar Grosso.

Publicidade