Áreas não regulares nas grandes cidades será tema na Brazil Water Week

Evento discutirá soluções inovadoras para levar saneamento para as áreas não regulares (não formalizadas) dentro de cidades e metropolitanas


Áreas não regulares nas grandes cidades será um dos temas de destaque da Brazil Water Week, evento que será promovido online de 26 a 30 de outubro pela ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (programação geral no site: https://www.brazilwaterweek.com.br/resumo-sessoes). A discussão faz parte do Tema 1 - Água, Esgoto e Saúde para todos do encontro, que englobará oito temas e 26 sessões, ao todo.

Com coordenação do especialista internacional Sudhir Pillay (Water Research Commission), a sessão terá a participação de Renato Medicis Maranhão Pimentel (Aegea), Eduardo Pelaez Ortiz (EPM), Christoph Platzer (Rotaria do Brasil), Najib Lakooya (Kampala City Council Authority) e Juliana Almeida Dutra (DEEP), também moderadora do debate.

O tema focará em soluções para áreas não regulares (não formalizadas) dentro de cidades e metropolitanas. Nos países desenvolvidos, a taxa de urbanização é maior do que a experimentada nos países em desenvolvimento. Como resultado, os países em desenvolvimento são caracterizados por áreas não regulares em constante expansão.

Essas áreas são caracterizadas principalmente por famílias pobres, altas densidades e falta de infraestrutura de serviços básicos existentes devido à falta de arranjos habitacionais formalizados. A prestação de serviços básicos, incluindo água e saneamento, é desafiadora nessas condições. As tecnologias convencionais de água e saneamento reticulado geralmente requerem escavação. A natureza não regulamentada desses assentamentos torna essa tarefa desafiadora.

Para enfrentar esse desafio do mundo em desenvolvimento são necessárias formas inovadoras de fornecer serviços básicos de água e saneamento. Esta sessão destacará maneiras inovadoras pelas quais isso foi alcançado em todo o mundo. Ao fazer isso, ajudará a entender o papel que a inovação pode desempenhar na resolução de tais desafios e difundirá aprendizados de melhores práticas que podem ser adotados aos contextos locais.

A Brazil Water Week, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 - Água e Esgoto para todos até 2030!

Uma grande oportunidade para os participantes compartilharem conhecimentos e realizarem networking com públicos do Brasil e exterior.

A Brazil Water Week tem patrocínio da Sabesp, Miya, Suez, Aegea e Cedae.

Sobre a ABES

Com 54 anos de atuação pelo saneamento e meio ambiente no Brasil, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor. A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

www.abes-dn.org.br

Serviço:

O quê: Brazil Water Week (Semana da Água no Brasil)

Quando: de 26 a 30 de outubro

Onde: online

Mais informações em: https://www.brazilwaterweek.com.br/

Patrocínio: Sabesp, Miya, Suez, Aegea e Cedae

Publicidade