Sumaré recebe Estação de Tratamento de Água Modular

Operação é feita pela BRK Ambiental e conta com a instalação de três módulos a já existente ETA I


A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Sumaré, iniciou a operação da ETA Modular, uma estação de tratamento de água composta por três módulos que foi instalada na ETA I, uma estação convencional, na Vila Menuzzo.

“A ETA Modular faz parte de um pacote de tecnologias que nós utilizamos na cidade para garantir o abastecimento pleno da população com uma água de qualidade”, conta Rafaella Lange, gerente de operações da BRK Ambiental em Sumaré.

Com a instalação da ETA Modular, a capacidade de tratamento de água do sistema I, responsável pelo abastecimento de 30% dos moradores de Sumaré, o equivalente a 81 sumareenses, aumentou em 70l/s, ou seja, passou de 270 l/s para 340 l/s.

“Ao utilizarmos a tecnologia da ETA Modular, conseguimos aumentar a capacidade de tratamento de água do município, garantindo maior disponibilidade e qualidade, de forma mais rápida, econômica e sustentável”, explica a gerente.

O processo de tratamento convencional de água de Sumaré passa por seis etapas:

1) Adução: que é a etapa do transporte da água bruta da captação para a ETA;
2) Coagulação e Floculação: etapa em que a água recebe um coagulante que promove uma reação que separa os resíduos sólidos e os organiza em flocos;
3) Decantação: nos tanques de decantação, é feita a remoção das partículas mais densas que, pela ação da gravidade, irão se depositar no fundo dos decantadores;
4) Filtração: etapa de remoção das partículas pequenas, por meio da passagem da água por um filtro de areia, antracito e pedregulho;
5) Fluoretação e desinfecção: etapa em que o flúor e cloro são adicionados à água;
6) Reservatório: é a última etapa antes da distribuição, que é o armazenamento da água filtrada em reservatórios.

A ETA Modular é composta pelos módulos de floculadores, decantadores e filtros, que possuem a mesma eficiência no tratamento de água se comparada a uma ETA convencional, como a ETA I.
“Após a dosagem dos produtos químicos necessários na entrada comum da ETA convencional, a água é encaminhada para a ETA Modular, onde passa pelos processos de floculação, decantação e filtração para, posteriormente, ser distribuída com qualidade à população”, complementa Rafaella.

Recomendações

Diante da pandemia de Covid-19, a recomendação dos órgãos sanitários e das autoridades médicas é para que as pessoas evitem aglomerações e deslocamentos que não sejam essenciais. O período também exige atenção redobrada com a limpeza e higiene pessoal e, nesse sentido, é fundamental alguns cuidados básicos para evitar o desperdício de água, o que pode também auxiliar no controle do orçamento, com a redução do consumo mensal.

Além disso, é importante realizar a correta utilização do sistema de esgotamento sanitário, evitando o descarte de resíduos nas redes coletoras de esgoto.

“É sempre importante reforçar que a água é um dos recursos naturais mais importantes para garantir a sobrevivência humana, porém ele é finito é deve ser utilizado de forma consciente. Pequenas mudanças de hábitos podem fazer uma grande diferença para o meio ambiente, além de contribuir para a redução do consumo mensal”, recomenda a gerente.
Confira dicas de como fazer o consumo consciente da água no blog.brkambiental.com.br/economia-de-agua.

Publicidade