Blitz da Casan distribui duas dezenas de notificações em casos de esgoto na pluvial

Também foram realizados seis lacres, uma multa por crime ambiental, devido a esgotos irregulares


Em blitz semanal contra esgoto irregular, força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e da Casan intensificou operações no Norte da Ilha com 34 imóveis fiscalizados, entre segunda e quarta-feira, nos bairros Ratones e Vargem Grande, seis lacres, uma multa por crime ambiental e duas dezenas de notificações em casos de esgoto na pluvial.

O saldo da semana aponta que nove de dez casas previamente vistoriadas pelo grupo em ações anteriores em Ratones estavam se regularizando ou haviam concluído, dentro do prazo estipulado pelos fiscais, as obras de adequação – o proprietário de um condomínio na Servidão Amigos do Norte que descumpriu o prazo de regularização foi multado por crime ambiental.

Por outro lado, a maioria dos imóveis visitados pela primeira vez foi flagrada lançando esgoto na rede pluvial. Em resposta, a Floram notificou 20 proprietários a corrigirem as irregularidades sanitárias, com prazos variando entre sete e 15 dias, do contrário serão multados. Os fiscais ainda solicitaram seis lacres de ligações clandestinas na Vargem Grande.

Na segunda-feira (10/08), a equipe do Grupo Sanear Floripa – formado por fiscais e técnicos da Vigilância Sanitária, Floram, Casan, Secretaria de Infraestrutura e ECHOA Engenharia, empresa responsável pelos programas Floripa Se Liga Na Rede e Trato Pelo Capivari – foi até Ratones conferir o cumprimento de notificações emitidas em ações anteriores.
Além da multa e das nove regularizações, mais três imóveis foram fiscalizados: um encontrava-se regular e os outros dois, com esgoto de tanques e máquinas de lavar lançado na drenagem das servidões Amigos do Norte e Estrela Cadente, receberam 15 dias para adequação.

A operação de terça-feira (11/08), também em Ratones, concentrou-se na Estrada Intendente Antônio Damasco e na Servidão João Luzia da Ventura, com 14 imóveis vistoriados: três regulares, nove irregulares e notificados pela Floram e dois fechados – com canos na direção de um córrego nas proximidades, serão fiscalizados na próxima ação da Blitz Sanear no bairro.
Por fim, na Vargem Grande, a força-tarefa solicitou seis lacres de tubulações clandestinas e a Floram notificou sete proprietários de imóveis irregulares na Servidão Inês Monteiro da Silva. Outro condomínio na Rua Fabriciano Inácio Monteiro, flagrado com fossa conectada à rede pluvial, recebeu sete dias para regularizar o sistema.  


Blitz Sanear – A Blitz Sanear é uma força-tarefa da Prefeitura Municipal de Florianópolis e da Casan, por meio do Grupo Sanear Floripa, criada com o objetivo de fiscalizar ligações irregulares de esgoto que causem prejuízos ao meio ambiente e à saúde pública.

Com mais de 90 ações semanais realizadas desde outubro de 2018, a Blitz Sanear já inspecionou residências, imóveis comerciais, shopping centers, hotéis, restaurantes, pousadas, condomínios e edifícios em mais de 30 localidades de Florianópolis. Na semana passada, o grupo fez operações em Ponta das Canas e Capoeiras.

Publicidade