Webinar: "Água e Saneamento: como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor?"

Especialistas debaterão a importância das startups e os novos desafios do setor


Na próxima quinta-feira, 20 de agosto, instituições de peso no setor de água vão debater sobre como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor. O webinar já está com as inscrições abertas e é gratuito. O evento inicia às 10h30min e está sendo promovido por meio de uma parceria inédita entre a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Parque Tecnológico Itaipu - PTI Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A palestra de abertura será do engenheiro Bruno Rondani, CEO da 100 OpenStartups e um dos maiores especialistas em inovação aberta do país. Ele apresentará os fundamentos, motivações e importância da atuação colaborativa e do engajamento do setor produtivo com o ecossistema de inovação, em especial com as startups. Em seguida, o gerente de pesquisa e inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, ministrará a palestra "Saneamento 5.0", abordando a inovação como uma ferramenta para tratar dos novos desafios do setor de água e saneamento.

Após as palestras, haverá uma mesa redonda sobre o tema do webinar com a participação de importantes lideranças de instituições ligadas aos setores de inovação, água e saneamento no Brasil.

Programação – O webinar contará com a apresentação de Maurício Syrio, superintendente de Inovação da Finep, e do diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky. Da mesa redonda, participarão o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, o diretor de Inovação da Finep, Alberto Pinheiro Dantas, o diretor de Operações do Sebrae-PR, Júlio Agostini, e o diretor de Negócios e Inovação do PTI, Rodrigo Regis Almeida Galvão. A mesa será moderada por Vanderleia Radaelli, especialista-líder em Ciência, Tecnologia e Inovação do BID, e Suelen Suzuki, consultora de Startups e Inovação do Sebrae-PR. Ao final, haverá abertura para perguntas aos debatedores e palestrantes.

Parceiros – O webinar faz parte de uma colaboração interinstitucional que busca soluções criativas, sustentáveis e eficientes para o setor de água e saneamento no Brasil. “A parceria visa o desenvolvimento e a implementação de soluções inovadoras para o setor de saneamento ambiental a partir do conceito de inovação aberta. A intenção é fomentar um contínuo aprimoramento da prestação de serviços de forma sustentável e competitiva”, explica Possetti. Segundo ele, uma das intenções é motivar as startups a participarem da proposição de soluções replicáveis e aderentes aos desafios da Sanepar, uma companhia de referência no setor.

Para Maurício Syrio, este espaço de debate estimula o empreendedorismo e induz a aplicação de tecnologia no setor de saneamento, cujos investimentos são necessários e geram grandes externalidades socioeconômicas e ambientais.

O público-alvo do webinar e das demais propostas do projeto de colaboração são os empreendedores de startups, lideranças políticas e da sociedade civil, profissionais ligados a água e saneamento e a instituições de ciência e tecnologia.

Serviço

Webinar: "Água e Saneamento: como a inovação aberta pode contribuir para superar os desafios do setor?"

Quando: 20 de agosto, das 10h30 às 12h00

Inscrições gratuitas

Como participar: o evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, com inscrições prévias pelo link: https://bityli.com/inovacao-em-saneamento

Publicidade