As tecnologias que envolvem uma Estação de Tratamento

A Sanesul utiliza, na maioria dos sistemas, como tecnologia de tratamento do esgoto Reatores Anaeróbios do tipo UASB


Como vimos em matéria anterior, a Estação de Tratamento de Esgoto é a unidade operacional do sistema de saneamento que recebe os efluentes do esgoto doméstico dos imóveis e devolve tratado para a natureza. Também falamos sobre os perigos dos efluentes serem descartados no meio ambiente sem o devido tratamento, pois eles afetam diretamente o solo, a água e a saúde humana, provocando doenças.

A função das ETEs é reduzir os impactos ambientais que poderiam ser causados sem o devido tratamento, e o cenário ideal é que todas as cidades tenham coleta e tratamento universalizados. 

Mas, quais as tenologias usadas no processo de tratamento? 

Cada empresa utiliza a tecnologia que melhor atende suas necessidades. A Sanesul utiliza, na maioria dos sistemas, como tecnologia de tratamento do esgoto Reatores Anaeróbios do tipo UASB, bem como associado a outros tipos de tecnologias, como os filtros biológicos percoladores, decantadores secundários, filtros anaeróbios e lagoas de polimento.

Já as Lagoas de Estabilização também são utilizadas com suas variantes: Facultativa, Anaeróbia, Maturação e Polimento. Atualmente, há 15 sistemas de tratamento compostos por Lagoas de Estabilização em operação.

Existem várias tecnologias de tratamento de efluentes domésticos, sendo que a concepção e a escolha do tipo de tratamento são definidos por meio de estudos de autodepuração de corpos hídricos, e as características do uso e ocupação da bacia hidrográfica.

Curiosidade: Atualmente a Estação de Tratamento de Esgoto que possui a maior capacidade de tratamento, com 200 litros de esgoto bruto por segundo, é a ETE Planalto localizada na cidade de Três Lagoas.

COMO É O PROCESSO DE TRATAMENTO

Em sistemas convencionais de tratamento de efluentes domésticos, o processo se divide em etapas.

Primeiro, o efluente doméstico chega até uma estação de tratamento, seja por gravidade ou por estações elevatórias de esgoto. A primeira etapa do processo denomina-se preliminar, em que são retirados do processo os sólidos grosseiros. Após passar pela preliminar, o esgoto segue dentro da estação para a etapa primária, onde serão removidos a areia e a matéria orgânica em suspensão.

Na etapa denominada secundária, é onde o tratamento biológico é empregado, sendo que os microrganismos são responsáveis pela degradação da matéria orgânica dissolvida, convertendo em materiais inertes.

Pode-se utilizar em alguns casos o tratamento terciário, nos quais são removidos os patogênicos e nutrientes, e por fim, esse efluente tratado é direcionado para o corpo receptor.

Após as etapas de desidratação e sanitização, o material sólido oriundo do processo de tratamento é encaminhado aos Aterros Sanitários licenciados para a sua disposição final.

 

 

 

 

 

 

Publicidade