Saneago e a BRK Ambiental deram início às obras de construção da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Chapadinha

Segunda etapa da ETE Chapadinha está prevista para ser concluída até janeiro de 2021 e possibilitará que redes de esgoto de nove bairros da cidade


O município de Rio Verde comemora seu aniversário com uma boa notícia: a Saneago e a BRK Ambiental deram início às obras de construção da segunda etapa da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Chapadinha. Os trabalhos estão previstos para serem concluídos até janeiro de 2021 e vão possibilitar a funcionalidade das redes coletoras que já estão instaladas em bairros como Dona Gercina, Nilson Veloso 2, Pauzanes e Popular, entre outros, beneficiando cerca de 36 mil moradores. 

Serão investidos R$ 9,3 milhões nesta nova etapa da ETE, que terá capacidade para tratar 58 litros de esgoto por segundo. Dessa forma, o atendimento com esgotamento sanitário em Rio Verde será ampliado para 84%. No ano passado, a Saneago e a BRK Ambiental inauguraram a primeira etapa da ETE Chapadinha, que possibilitou a operação das redes de esgoto dos bairros Céu Azul, Conjunto Valdeci Pires, Dom Miguel, Parque dos Girassóis, Residencial Monte Sião e Nilson Veloso 1, beneficiando mais de 12 mil moradores. 

Tecnologia
Seguindo o conceito de ETE modular, a Chapadinha é composta por unidades fechadas, que evitam a proliferação de odores. O processo de tratamento de esgoto começa na Estação Elevatória, na qual é realizado o tratamento primário, com remoção de sólidos e areia. A elevatória conta ainda com um Biofiltro para Controle de Odores, equipamento que trata os gases gerados no processo de tratamento e evita a emissão de odores.

Em seguida, o esgoto é enviado para a ETE Chapadinha, que utiliza a tecnologia Moving Bed Biofilm Reactor (MBBR). Através deste sistema, são realizados os tratamentos secundário e terciário. O tratamento secundário utiliza processos biológicos para a remoção da matéria orgânica presente no esgoto, enquanto o tratamento terciário remove os compostos inorgânicos, tais como nitrogênio e fósforo. Na segunda etapa da ETE Chapadinha será usado o tratamento terciário. 

Publicidade