Obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) em São Borja

Celebrado em evento online, o ato contou com a participação do diretor-presidente, Roberto Barbuti, e do diretor de Expansão da Companhia, Julio Hofer


A Corsan deu ordem de início, nesta quarta-feira (5), para o Trabalho Técnico Social (TTS) que será promovido em São Borja, em razão das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município. Celebrado em evento online, o ato contou com a participação do diretor-presidente, Roberto Barbuti, e do diretor de Expansão da Companhia, Julio Hofer, bem como do prefeito, Eduardo Bonotto, e outras autoridades.

O diretor Julio Hofer, que conduziu o evento, destacou a iniciativa da Corsan em buscar soluções para as demandas da sociedade, realizando obras que, apesar do transtorno temporário, trarão benefícios permanentes. O presidente Roberto Barbuti salientou o impacto social e ambiental das obras da Corsan: “o tratamento de esgoto gera relevantes melhorias para a população, mas demanda obras que eventualmente trazem desconforto durante a sua execução. O TTS busca esclarecer para as pessoas o que é feito e quais os benefícios, representando uma comunicação transparente sobre as ações da Companhia”.

Representando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o coordenador da Assessoria Técnica do órgão, Guilherme Souza, frisou que o fortalecimento da Corsan é uma prioridade do Governo do Estado: “há um plano de negócios robusto sendo executando, com ações de curto, médio e longo prazo que visam entregar mais saúde e bem-estar aos gaúchos”. Disse que os investimentos da Companhia se somam a iniciativas da Sema como a elaboração do Plano Estadual de Saneamento e do Plano de Revitalização de Bacias Hidrográficas.

O prefeito Eduardo Bonotto comemorou o início dos trabalhos: “este era um pleito que vínhamos solicitando e está sendo atendido. Tão importante quanto executar as obras é conscientizar a população. As melhorias em esgotamento sanitário representam um legado que será deixado para a comunidade são-borjense. Estamos caminhando para um futuro digno, com melhorias em saúde, qualidade de vida e desenvolvimento socioambiental”. Ao fim do evento, a gestora do Departamento de Trabalho Técnico-Social da Corsan, Alice Cardoso, apresentou o cronograma e o funcionamento das ações que ocorrerão em São Borja.

Saiba mais

O TTS compõe-se de atividades informativas, educativas e de mobilização social realizadas com as comunidades e instituições beneficiadas pela obra de expansão do SES. O objetivo é minimizar os transtornos temporários causados pela obra e demonstrar aos clientes os benefícios permanentes, com as vantagens individuais e coletivas de estar ligado ao sistema de esgotamento sanitário da cidade. O trabalho representa um investimento de R$ 490,5 mil e será desenvolvido pela Devir – Assessoria e Gestão Eireli em bairros da região nordeste da cidade, entre eles Piraboi, Bettin, Pirahy e Tiro. A empresa contratada elaborará um diagnóstico da população beneficiada pela obra, realizará atividades ao longo da execução desta e também fará a mobilização para incentivo às ligações ao SES quando a instalação já estiver operando.

O trabalho refere-se à implantação de mais de 40 mil metros de redes coletoras, três estações de bombeamento e suas linhas de recalque e mais de 3 mil ligações prediais, que foram iniciadas no primeiro semestre de 2019. Nesta fase da expansão do SES, serão beneficiadas 8,7 mil pessoas, e, com essas obras, a Corsan vai ampliar a cobertura de esgoto de 23% para 53% no município. O empreendimento total, composto das obras e do correspondente TTS, contam com recursos do PAC2/FGTS – CEF.

Publicidade